Com a temática de “Quem tem coração doa, quem doa transforma”, o Dia de Doar será realizada em 27 de novembro de 2018 e promete movimentar várias iniciativas de doação de pessoas físicas e empresas para o Terceiro Setor.

Liderada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma correalização entre a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica, a iniciativa já está na sua quinta edição, movimentando anualmente mais de 1.500 instituições por todo o Brasil.

A ideia é chamar a atenção para a importância da mobilização social em prol da contribuição financeira e voluntária. A sua empresa já tem alguma ação planejada para esse dia? Conheça algumas iniciativas planejadas para esse dia e saiba como você pode contribuir!

Dia de Doar pelo mundo

O Dia de Doar é a versão brasileira do Giving Tuesday, criado em 2012 pela organização americana 92Y. A campanha conta com mais de 15 mil parceiros pelo mundo, com 150 países participando oficialmente.

Com a presença de agentes sociais, voluntários e empresas, o Giving Tuesday movimenta grandes repasses de capital, principalmente pela possibilidade de receber doações em ambiente virtual. Só em 2015, por exemplo, foram registrados 700 mil doadores online, que repassaram um total de 116,7 milhões de dólares.

O reflexo dessa campanha também pode ser vista no Brasil, que está participando desde 2013, acumulando histórias e resultados promissores para as organizações.

O Dia de Doar nas empresas brasileiras

Por ser uma mobilização ampla, a cada ano aumenta a quantidade de instituições, indivíduos e empresas que participam ativamente da campanha.

É o caso do Walmart, por exemplo, que por meio de seu Instituto participou do Dia de Doar que aconteceu ano passado. As lojas da rede disponibilizaram espaços e carrinhos de compras para que os voluntários de organizações pudessem armazenar doações que recebiam de clientes. Essa ação, realizada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, resultou na arrecadação de mais de duas toneladas em artigos diversos.

O programa de milhagens Smiles também aderiu ao Dia de Doar por meio de seu programa Milhas do Bem, em que a cada milha doada por seus clientes, outra milha era doada pela empresa. Seis instituições educacionais já receberam quase 54 milhões de milhas, que beneficiaram mais de 1.800 crianças e lideranças sociais (dados de outubro de 2018).

Em 2017, o alcance do Dia de Doar cresceu quase 60% nas redes sociais quando comparado com o resultado do ano anterior, conforme mostra o infográfico abaixo:

Fonte: http://www.diadedoar.org.br/alcance-do-diadedoar-nas-redes-sociais-cresceu-60-em-2017/Fonte: http://www.diadedoar.org.br/alcance-do-diadedoar-nas-redes-sociais-cresceu-60-em-2017/

O apoio é valioso para quem participa desse dia, mas existe toda uma preparação anterior, tanto das organizações — que precisam se estruturar para receber as doações — como das empresas, que se movimentam para dar força às suas campanhas.

O Dia de Doar é um marco para as pessoas saberem da importância de colaborar, mas o sucesso da campanha vem também de algumas ações prévias, como a campanha “Se Liga, ONG!” e o edital Social Docs.

Campanha Se Liga!

Realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o movimento “Se Liga!” também busca contribuir com a cultura de doação e o Dia de Doar.

Com o slogan “Todo mundo tem uma causa. Qual é a sua?”, o instituto irá veicular a campanha em diversos meios de comunicação, em uma estratégia que visa mobilizar pessoas a encontrarem organizações para apoiar por meio da plataforma Mapa das OSCs, desenvolvida pelo IPEA e parceira do Prosas.

A campanha traz uma série de dicas para que as instituições ampliem a sua captação de recursos durante o Dia de Doar deste ano. O “Se Liga!” reforça a importância das organizações disponibilizarem informações sobre sua atuação, principalmente em meios digitais, atualizando seus sites, redes sociais e utilizando o Mapa.

O vídeo abaixo traz um resumo de como funcionará essa importante campanha:

Social Docs: um edital para o Dia de Doar

Acontecendo pelo segundo ano consecutivo, o edital Social Docs no Dia de Doar selecionará uma organização, por meio de voto popular, que será contemplada com a produção de um mini documentário.

O filme é feito pela própria Social Docs, produtora especializada no desenvolvimento de campanhas para ONGs, institutos e empresas que estão envolvidas com causas sociais.

Na edição deste ano, o edital ficou aberto entre o período de 24 de setembro até 14 de outubro. A seleção dos finalistas acontece até o dia 7 de novembro e a votação popular vai até o dia 26. Por fim, a organização vencedora é divulgada no Dia de Doar, 27 de Novembro.

A Social Docs inovou ao usar o processo de seleção por meio de editais alinhado a uma ação tão importante como o Dia de Doar.

Caso queira realizar uma ação no Dia de Doar, conte com o Prosas para selecionar iniciativas para apoiar, além de poder impulsionar a divulgação de sua ação em prol da cultura de doação em uma rede especializada e com um público engajado. 

O Prosas acredita que essa pode ser uma boa oportunidade para investidores sociais e seus colaboradores se engajem ainda mais com o terceiro setor.