Como a SulAmérica ampliou o alcance do seu investimento social

Como a SulAmérica ampliou o alcance do seu investimento social
Tempo de Leitura: 5 minutos

3 meses em 3 semanas: SulAmérica e a otimização do investimento social

SulAmérica é o maior grupo segurador independente do Brasil e um dos 30 maiores investidores com incentivos fiscais na área social do país. Em 2019, lançou a 11ª edição de seu edital para seleção de projetos por meio dos incentivos fiscais do PRONONPRONAS/PCDFundo do Idoso e Fundo para Infância e Adolescência.

Desde a sétima edição, em 2015, a SulAmérica utiliza o Prosas para a gestão do processo seletivo

Apesar de estarem entre os maiores investidores sociais do país, a SulAmérica conta com uma equipe enxuta para tratar dos editais e até 2015 recebia todos as inscrições via e-mail. Fazer download e organizar todos estes arquivos e informações em planilhas era um trabalho exaustivamente longo. Ao todo, esse processo chegava a levar mais de 3 meses!

A combinação de um grande investimento social – mais de R$ 22 milhões distribuídos nos anos anteriores – e uma equipe reduzida demandava atenção e foi aí que a SulAmérica descobriu o Prosas, uma solução para tornar mais eficiente o processo de seleção de projetos para investimento social.

A decisão de adotar uma plataforma digital

A opção de usar o Prosas em 2015, uma plataforma digital lançada naquele ano, partiu de Tainá Braga, consultora de Sustentabilidade da SulAmérica e responsável pela condução do edital.

“A SulAmérica apostou no Prosas por ser uma iniciativa inovadora e nova no mercado. Para democratizar e dar mais transparência ao nosso processo, quisemos pensar em algo fora da caixa, que não só otimizasse o tempo, mas alcançasse resultados que dariam mais destaque a essa ação. Somado a isso, queríamos também criar escala para o nosso investimento social, e foi o que enxergamos como oportunidade na proposta do Prosas.”  Tainá Braga

Utilizar o Prosas permitiu melhorias do processo em diversas frentes:

sulamérica

As vantagens de digitalizar o processo

Se aliando ao Prosas, a SulAmérica conseguiu reduzir o processo de seu edital de 3 meses para 3 semanas. Foram duas semanas para que as instituições enviassem suas propostas e uma semana para avaliação por um comitê interno. Excluiu-se do processo a necessidade de consolidar todas as respostas num único arquivo, antes feita manualmente, e de conferir e-mail por e-mail se todos os documentos obrigatórios, necessários para a validação interna e pagamentos pelo financeiro, haviam sido enviados.

Além de tornar todo o processo mais eficiente, a SulAmérica alcançou os seus principais objetivos já no primeiro ano de parceria com o Prosas:

– Ampliar o número de inscrições: foram 125 inscritos, o que representa um crescimento de 66% em relação ao edital anterior.

– Ampliar o número de inscritos fora do eixo RJ-SP: historicamente, a SulAmérica, uma empresa de atuação nacional e líder em seu mercado, recebia muitas inscrições de proponentes de RJ e SP. Hoje, o Prosas possui usuários de todos os estados brasileiros!

– Ampliar a transparência do processo de seleção e divulgação do apoio a projetos sociais por meio de incentivos fiscais.

A prosa que se tornou relacionamento estável

Com o resultado positivo dessa experiência, a SulAmérica vem utilizando o Prosas em todos os anos, até 2019 – a cada ano se beneficiando de uma versão atualizada da plataforma, com novas funcionalidades para tornar ainda mais eficiente o processo.

Desde 2015, a empresa se utiliza de uma vantagem que o Prosas tem a oferecer: o efeito rede. Nos quatro anos de diferença entre o primeiro e o último edital, várias chamadas de projetos de outras empresas e governos foram gerenciados pela plataforma. Com isso, a rede do Prosas passou de 600 para mais de 35.000 empreendedores, um crescimento de 5.700%. Além disso, todas as entidades que se inscreveram nos editais anteriores já tinham seus perfis criados na plataforma e precisaram apenas preencher os novos questionários criado pela SulAmérica.

Ao longo do período, a empresa pode também utilizar novas funcionalidades, como a ferramenta de compliance que permite analisar os documentos institucionais de forma mais rápida e conferindo segurança ao processo.

Devido aos avanços no Prosas e à representatividade que o edital da SulAmérica ganhou no cenário nacional, as inscrições subiram de 2015 para 2016 para 212 propostas, uma ampliação de quase 70% frente ao ano anterior.

Tainá Braga, responsável pelo processo de investimento social da SulAmérica, relata um pouco de sua experiência com a plataforma:

“Minha experiência com o Prosas foi ótima. Facilitou muito a organização do edital a apoio a projetos sociais da SulAmérica, dando agilidade ao processo, transparência e novas inscrições. Estão de parabéns pela plataforma.”

Confira na íntegra o depoimento de Tainá Braga:

 

Uma história de quase cinco anos

Até o início de 2020, a SulAmérica havia lançado 5 editais por meio do Prosas, tendo recebido 833 propostas ao longo do período.

Em 2019, a equipe do Prosas ainda contribuiu pela primeira vez com o processo de avaliação técnica e documental das propostas. Desta forma, agregamos nosso conhecimento técnico sobre incentivos fiscais ao conhecimento da equipe da SulAmérica sobre a área de saúde e do próprio negócio.

E para os próximos editais, a SulAmérica irá se conectar com uma rede de mais de 70.000 usuários de 2.664 cidades brasileiras – o que corresponde a 48% dos municípios do Brasil –. Além disso, encontrará ainda uma rede de Conselhos de Direitos e Organizações que se cadastraram no Prosas para participar de outros editais nacionais.

O Prosas tem orgulho de ter a SulAmérica como uma de suas primeiras clientes. Somado a isso, temos a satisfação de, ao longo de cinco anos, potencializar com o impacto social gerado pela empresa na área da saúde em todo território nacional!

 
[yuzo_related]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE