Tempo de Leitura: 3 minutos

A trajetória do edital BASF Conectar para Transformar e a história do Prosas se encontraram logo no início. Afinal, o Prosas foi lançado em 2015 e, um ano depois, a BASF chegou para publicar os seus primeiros editais para seleção de projetos sociais na América do Sul.

A BASF, indústria química líder em inovação, tem uma longa história de  responsabilidade social. Seu propósito é criar química para um futuro sustentável, combinando sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental,

Uma das formas que a empresa encontrou para colocar em prática suas metas de sustentabilidade foi o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de engajamento social englobando valor compartilhado e cidadania corporativa.

Nesta nova visão, os projetos de cidadania corporativa são selecionados por meio de editais públicos. Lançado anualmente, o edital tem como objetivo selecionar para apoio projetos em três frentes de atuação: empregabilidade; educação científica; e educação ambiental e proteção de recursos naturais e da biodiversidade.

Por meio dos editais, a empresa busca projetos que possam ser realizados nos locais onde a BASF tem operação industrial: Guaratinguetá e São Bernardo do Campo (Brasil), Malvinas Argentinas (Argentina) e Quinta Normal e Carrascal (Chile).

Antes mesmo de lançar o seu primeiro edital, em 2016, a BASF conheceu o Prosas na busca de uma ferramenta digital que pudesse otimizar os processos de recebimento e análise de propostas no Brasil. Além disso, a BASF buscava parceiros que pudessem ajudar na divulgação do edital – e, naquele momento, a rede do Prosas já contava com pouco mais de 9 mil usuários.

No vídeo abaixo, Emiliano Graziano, gerente de sustentabilidade corporativa da BASF na América do Sul, dá um breve relato sobre o Conectar para Transformar e sua experiência com o Prosas:

Se nas primeiras edições a parceria se limitava aos editais realizados no Brasil, em 2018 a BASF trouxe um novo marco para o Prosas: a realização dos primeiros editais internacionais na plataforma.

O Prosas aceitou o desafio de expandir sua ferramenta para outros países da América  Latina e para isso foi criada uma versão traduzida da plataforma para o espanhol. Além disso, nossa equipe de suporte teve uma experiência inédita de atender organizações do Chile e da Argentina.

Nesses dois anos de parceria, seis editais já foram lançados e mais de 400 propostas foram recebidas. Nesse período, 35 iniciativas de impacto social e ambiental foram selecionadas pela empresa para realização no Brasil, Chile e Argentina.

 

LinhaTempo BASF

 

BannerBaixo_Patrocinadores (1)