Entenda como o Prosas otimizou o processo de inscrições de editais de audiovisual do Canal Futura

Case Canal Futura

O Canal Futura tem como foco ser um espaço de encontro entre comunicação e educação, causando impacto positivo e promovendo mudanças na sociedade brasileira – tudo isso por meio da difusão de conhecimento. Entre 2017 e 2018, período de comemoração dos 20 anos de existência do canal, foram promovidos diversas convocatórias com a finalidade de fomentar a cultura nacional e a produção audiovisual.

Para gerenciar esses editais, o Futura contou com o Prosas, por onde foram lançados o Geração Futura, o Curtas Universitários e o Doc futura. Neste ano, a parceria se repetiu em mais duas edições do edital Doc Futura já finalizadas, além do edital de Aquisição de Obras Seriadas, que receberá propostas até 19 de setembro.

Como a adesão ao Prosas mudou o processo de inscrições do Futura?

Antes de adotar a tecnologia oferecida pelo Prosas para as inscrições em seus editais, a equipe do Futura recebia todos os documentos, arquivos de vídeo e formulário por e-mail, o que tornava o processo de difícil operacionalização para a equipe do Canal e, consequentemente, mais longo e custoso.

Uma vez que as chamadas de projetos do Canal Futura tem como público pessoas geralmente jovens e familiarizadas com o mundo digital, a equipe enxergou a possibilidade de adotar um método de inscrições que ao mesmo tempo tornasse o processo mais dinâmico e fácil para os proponentes. Foi aí que o Prosas foi adotado como ferramenta de gestão dos editais, permitindo que as inscrições fossem submetidas num ambiente totalmente online e acessadas remotamente pelos comitês internos que avaliam as propostas.

Só em 2018, os dois editais do Futura lançados via Prosas conquistaram, juntos, mais de 900 propostas inscritas – número recorde da plataforma – sendo a maioria delas para o Doc Futura Curta Duração. Com a adesão do Prosas como plataforma para inscrições, o Futura alcançou um de seus objetivos, que era ampliar o alcance de suas iniciativas.

Prosas como espaço de conexão à rede de empreendedores audiovisuais

Um dos fatores que diferencia o Prosas de ser somente uma ferramenta de gestão de editais é o fator rede, isto é, a lógica de que a cada novo edital lançado na plataforma novos empreendedores são cadastrados e a rede se torna cada dia maior.

Antes do primeiro edital do Canal Futura no Prosas (“Curtas Universitários 2017″, lançado no dia 26/05/2017) o Prosas registrava 1.001 usuários que marcaram “Audiovisual” como área de atuação. Após o lançamento de 5 editais ao longo de 1 ano e 4 meses, o Prosas conta hoje como uma expressiva marca de 3.000 empreendedores (dentre pessoas físicas e jurídicas) cadastrados que atuam nessa área, um número 3 vezes maior.

Esse crescimento é relevante tanto para o Canal Futura, uma vez que a cada novo edital se aproveita da base de usuários dos editais anteriores, quanto para o Prosas, enquanto um espaço de encontro entre pessoas e organizações chaves no desenvolvimento de projetos que geram impacto social – nesse caso, especificamente para a área audiovisual.

Os empreendedores cadastrados por sua vez passam a ter acesso a todos os outros editais geridos e divulgados pela plataforma, tendo a oportunidade de encontrar outros potenciais financiadores para seus projetos.

Aliás, uma das áreas de atuação mais significativas no Prosas é a de audiovisual: quase 30% dos empreendedores cadastrados na plataforma estão envolvidos nessa área especificamente.

Divulgação importa!

O Canal Futura e o Prosas também têm feito parceria para divulgação dos editais lançados.

Aproveitando da crescente rede que hoje tem mais de 40.000 usuários, além da presença em outras redes como o Facebook (+50.000 curtidas), o Prosas faz um processo ativo de divulgação nas redes sociais, envio de emails específicos sobre o edital, destaque nas newsletters semanais e banner randômicos no site – além da divulgação ativa também pela equipe do Futura em suas redes sociais e mailings de relacionamento.

O 8º Doc Futura teve uma das divulgações mais bem sucedidas na história do Prosas, com métricas bastante relevantes de engajamento dos usuários – o que demonstra o interesse da nossa rede por aquele edital . A newsletter na qual o edital foi destaque teve recorde de abertura e cliques, com taxa de 26% de abertura e 1.179 cliques, o que representa uma taxa relevante de 2,4% nesse quesito.

prosas

Para os patrocinadores de um edital é importante não apenas ter um número elevado de inscrições, mas é necessário avaliar a qualidade das propostas que estão sendo submetidas. Com a divulgação por meio do Prosas, o patrocinador entra em contato com uma base de usuários segmentada, composta por pessoas que têm interesse no nicho e estão mais familiarizadas com processo de inscrição em editais para captação de recursos.

A parceria com o Canal Futura tem sido fundamental para o Prosas, pelo fato de trazer para a plataforma uma organização que há 20 anos contribui para a melhoria da Educação em todo o país, além de ampliar a base de usuários da plataforma para uma área que hoje cresce cada vez mais no Brasil; a produção audiovisual.

Isso permite que o Prosas seja uma fonte de informação relevante sobre quem atua nesse setor hoje e, também, um local onde outras organizações que queiram financiar iniciativas audiovisuais possam encontrar novos parceiros.

Quer otimizar o seu processo também? Fale conosco e agende uma demonstração do Prosas!