O início do ano é conhecido por ser o período no qual os festivais de cinema mais importantes acontecem ao redor do mundo. A premiação mais conhecida, definitivamente, é o Oscar, que reúne os nomes proeminentes do cinema mainstream e reconhece distintas categorias de trabalho relacionadas à produção audiovisual. Apesar do Oscar ser o evento que tem mais visibilidade, muitos outros são extremamente relevantes para profissionais da área do cinema.

O reconhecimento obtido no pujante circuito de festivais que acontece no continente europeu também é considerado um marco importante na indústria. Cannes, que acontece na França, encabeça a lista, seguido de festivais como os de Berlim, Veneza, Roterdã, Tolouse e San Sebastián. A América Latina não fica de fora dessa: Cartagena, na Colômbia, e Cidade do México também são grandes centros de mostras e competições de cinema. Em 2018, quinze filmes brasileiros e dois projetos cinematográficos disputaram prêmios em festivais internacionais, o que mostra a expressividade que cinema brasileiro tem alcançado ao redor do globo.

Um dos pontos importantes para que o trabalho dos produtores brasileiros chegue a esse patamar é a possibilidade de conseguir apoio por meio de editais de audiovisual, que são lançados ao longo do ano. Esses aportes têm diversos escopos de gênero cinematográfico, permitem a execução de propostas e oferecem auxílio à equipes de filmes já concluídos que têm interesse em participar de festivais fora do país. No Prosas, cadastramos muitas oportunidades direcionadas àqueles que atuam na área do audiovisual, aliás, essa é a esfera mais significativa em nossa Central de Editais.

Desde 2015, já publicamos um total de 645 editais voltados ao público do audiovisual, o que representa 20% do total de editais cadastrados no Prosas. Apenas em 2017, alcançamos a marca de 216 oportunidades, dentre elas editais para chamadas públicas e para mostras competitivas de cinema nacionais e internacionais. No total, o montante do aporte movimentado em 2017 é de, aproximadamente, 450 milhões de reais.

Com esse grande fluxo de editais de audiovisual, a informação sobre oportunidades extremamente relevantes para os empreendedores da área podem passar despercebidas. O passo inicial para levar um projeto audiovisual adiante, como qualquer outro, é saber onde e como encontrar esses dados valiosos. Além de sistematizar toda essa informação em nossa Central de Editais, também temos o Alerta de Editais. Com esse serviço, você recebe notificações, em seu e-mail, sempre que um edital de audiovisual alinhado ao seu perfil é cadastrado.