Tempo de Leitura: 4 minutos

Por ser uma prática que tem como características a transparência e a democratização de acesso, os editais têm sido utilizados cada vez mais para seleção de projetos sociais, culturais e esportivos no setor privado. 

Eles oferecem uma série de vantagens, como a ampla capacidade de divulgação das diretrizes e ações de responsabilidade social das empresas e melhor alinhamento dos investimentos realizados às estratégias da área

Confira a seguir 5 motivos para implementar os  Editais na sua estratégia de investimento social!

Baixe um guia gratuito com tópicos fundamentais para elaboração de editais

Instrumentos eficientes para comunicar causas e diretrizes 

Editais são responsáveis por materializar a estratégia de investimento social das empresas, com diretrizes e áreas de atuação próprias.

Sendo assim, à medida que comunica essas características, os editais tornam públicos os posicionamentos e as linhas de ação das investidoras.

O direcionamento do investimento social está, muitas vezes, atrelado aos valores, público-alvo ou território onde atua cada corporação e, em muitos casos, estão também diretamente relacionadas aos negócios das empresas.

Um edital serve como um ativo de comunicação dessas causas, tanto para o setor social, que está interessado na captação de recursos, como para outros stakeholders importantes, como consumidores e colaboradores.

Ao promover editais, a empresa comunica sua estratégia de investimento social ao público desde antes mesmo do lançamento da chamada, atraindo visibilidade para sua atuação. Ou seja, não é preciso esperar os projetos apoiados começarem a ser executados e terem resultados para divulgar as ações realizadas, a atração para a marca começa já na estratégia.

Escolhas mais assertivas

Além de comunicar quais as principais causas defendidas pelas empresas, os editais ainda permitem mapear iniciativas, inéditas ou não, que mais refletem o que a empresa procura.

Isso acontece, no entanto, se o processo de seleção for bem estruturado e comunicar de forma clara e objetiva quais iniciativas são o foco do planejamento estratégico da empresa.

Baixe um guia gratuito sobre como avaliar as propostas do seu edital de forma eficiente e estratégica

É por meio dos editais que as empresas captam no mercado as organizações e projetos sociais que apresentam características mais alinhadas às causas e diretrizes comunicadas, bem como impactos pretendidos com o investimento realizado

Mais segurança ao processo de seleção

Criar um edital significa implementar um fluxo organizado e sistematizado de análise dos projetos recebidos, com base em critérios e diretrizes, incorporando inclusive aspectos de compliance, tão exigido atualmente no mundo corporativo.

Doações e patrocínios em tempos de compliance: como deixar seu processo de seleção mais transparente

Essas características conferem segurança tanto para as empresas investidoras, que viabilizam a seleção de projetos mais idôneos, quanto para os proponentes, que têm livre acesso a informações e andamento do processo.

Objetividade na escolha dos projetos

Quando os processos não são claros ou bem comunicados, a integridade da escolha dos projetos pode ser colocada em cheque pelos proponentes ou demais envolvidos na seleção, que podem alegar que alguma proposta foi privilegiada. 

Nesse cenário, a sistematização dos editais – desenhados para garantir condições iguais de participação e avaliação, baseada em critérios claros e comunicados previamente – blinda seus responsáveis de eventuais questionamentos sobre a idoneidade do processo de decisão.

Otimização do tempo

Editais permitem unificar o formato e os canais de envio de solicitação de patrocínios, já que estabelecem prazos e demais procedimentos para envio e análise de propostas. 

Dessa forma, o tempo de organização das propostas enviadas e os riscos de eventuais perdas/extravios de documentos diminui.

Quem trabalha no setor sabe que é comum receber solicitações de apoio durante todo o ano e de diversas maneiras: e-mail, ligações, cartas com cópias dos projetos ou contatos pelas redes sociais.

Diante dessa diversidade de canais e formatos, as informações acabam se perdendo ao longo do tempo ou dificilmente serão organizadas em um único formato, impossibilitando uma comparação mais assertiva entre os projetos.

A Prosas tem soluções completas para gestão de editais

Gerencie os editais na sua empresa na Prosas, que conta com ferramentas de seleção e monitoramento de projetos sociais, usadas pelos maiores investidores sociais do país! Receba e avalie inscrições de projetos, publique os resultados e monitore a execução das propostas apoiadas de forma online e intuitiva.

Conte também com uma Equipe de Consultoria especializada em auxiliar empresas na gestão estratégica do investimento social.

Clique aqui e saiba mais sobre as soluções da Prosas!