Frequentemente, somos procurados pelas organizações que lançam editais pelo Prosas com questionamentos parecidos com este: “coloquei meu edital no ar na semana passada e ainda não tivemos nenhuma inscrição!”.

Sabemos que muitas vezes o lançamento de um edital pode ser um processo exaustivo, que envolve diversas aprovações internas e movimenta quantias significativas de recursos da organização. Não nos espanta, portanto, que haja uma certa ansiedade por receber as primeiras propostas e uma expectativa que o processo de seleção seja um sucesso.

Já recebemos tantas perguntas como essa que criamos esse artigo para “controlar a ansiedade” de quem lança editais e trazer, com números, uma constatação: as pessoas deixam tudo para última hora!

Apresentamos a seguir um gráfico que consideramos padrão para demonstrar o fluxo de inscrições de editais:

Edital_Padrão

Quando fazemos um recorte dos últimos editais lançados pelo Prosas, temos os seguintes números:

– Nos últimos 5 dias: Foram realizadas 43,4% das inscrições;

– Nos últimos 2 dias: Foram realizadas 24,6% das inscrições;

– No último dia: Foram realizadas 19,8% das inscrições.

É interessante também notar o comportamento dos editais quando há prorrogação da data de inscrição: a curva que antes era ascendente volta a cair e só cresce novamente quando se aproxima do último dia.

Edital_Prorrogação

Notamos que principalmente em editais mais complexos, que envolvem muitas perguntas e documentos solicitados, a concentração é ainda maior perto da data final.

Um detalhe importante é que dependendo da forma como as inscrições para o seu edital ocorrem – por exemplo, via papel ou algumas ferramentas de questionário online – não existe a possibilidade de saber quantas propostas e de quais organizações estão sendo inscritas. Nesses cenários, fica mais difícil a organização que lança o edital saber se precisa reforçar a divulgação ou prorrogar o prazo.

No Prosas, os empreendedores podem salvar as propostas à medida que estão escrevendo o projeto, e os patrocinadores conseguem acompanhar as propostas que estão em aberto – o que permite uma comunicação direcionada com essas organizações e pessoas e ajuda na tomada de ação.

Uma dica importante, independente da forma como as propostas são recebidas, é que você tenha uma equipe à postos para responder eventuais dúvidas e dar o suporte necessário aos empreendedores nos últimos dias – e aqui no Prosas nós sempre recomendamos que as inscrições se encerrem em horário comercial!

Quer saber mais sobre a criação e gestão de editais? Clique aqui e veja nosso guia prático.

Saiba como gerenciar seu edital com o Prosas