Tempo de Leitura: 3 minutos

Instituições sociais de todo o Brasil têm a oportunidade de se inscrever para o Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão do 3º Setor. Já em sua terceira edição, o prêmio reconhece e expõe nacionalmente as organizações que são referência em transparência. As organizações vencedoras serão anunciadas no dia 1º de julho, no Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS).

Uma iniciativa do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), realizado em parceria com o PROSAS, o prêmio foi idealizado para valorizar as boas práticas de gestão e reforçar a imagem de quem executa um bom trabalho na área. Com essa ampla divulgação dos bons exemplos, a premiação contribui para que outras organizações se inspirem e também adotem essas práticas.

A importância das práticas de transparência que dão credibilidade à organização é o grande foco do prêmio. Exemplo de que o assunto precisa ser explorado e discutido no país é o resultado da Pesquisa Doação Brasil desenvolvida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Somente 28% dos entrevistados concordam que as ONGs deixam claro o que fazem com os recursos e apenas 26% acreditam que a maior parte delas é confiável.

O roteiro de avaliação é baseado no Painel GIFE de Transparência e leva em consideração a disponibilidade de informações como endereço, e-mail, composição do conselho deliberativo, composição do conselho fiscal, estatuto, composição da equipe executiva, relatório de atividades, relatórios dos auditores independentes e demonstrações contábeis.

Para incentivar outras organizações a concorrer, as vencedoras das edições anteriores não serão premiadas. As instituições interessadas em participar e mostrar o seu trabalho têm até as 18h do dia 22 de maio de 2019 para se inscrever no edital pela plataforma Prosas.

Sobre a última edição

Em 2018, o Prêmio ENATS recebeu 70 inscrições vindas de 13 estados do Brasil. Das instituições participantes, 25 foram finalistas, atingindo a pontuação total, e 8 levaram o prêmio por critérios de desempate.

Na categoria Pequeno Porte, foram reconhecidas Gaia+, Minas Pela Paz, Instituto Ponte e Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece). Já na categoria Médio Porte, receberam a premiação Instituto do Câncer Infantil e Pequena Casa da Criança. As organizações Calábria e Santa Casa BH foram as contempladas na categoria Grande Porte.

A entrega do prêmio faz parte do Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS). Este ano, o ENATS chega em sua 15ª edição, reunindo mais uma vez grandes representes de empresas, governo e organizações sociais. O evento oferece palestras, oficinas e mesas de debate sobre temas relevantes para o cenário atual. Participe do 15º ENATS, que acontece entre os dias 1º e 3 de julho de 2019, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte!