O final do ano é o momento no qual as empresas que utilizam incentivos fiscais para investir na área social escolhem os projetos que vão apoiar. Dentre os incentivos existentes, o Fundo do Idoso e o Fundo para Infância e Adolescência são mecanismos que as empresas muitas vezes têm dificuldade em encontrar boas iniciativas.

Você sabia que o Prosas pode te ajudar nessa tarefa?

Atualmente, o Prosas reúne mais de 18 mil organizações e empreendedores sociais ligados a diversos segmentos da área social. Dentre esses, uma categoria que se destaca pela grande representatividade na rede são os Conselhos de Direitos da Infância e do Idoso.

Mais de 700 Conselhos, oriundos de todo o país, estão cadastrados no Prosas.

Infográfico_Conselhos1

Além dos Conselhos, há uma série de proponentes que atuam com as temáticas do Idoso e da Infância cadastrados no Prosas. Até o momento, a rede do Prosas já tem cadastrados mais de 11 mil empreendedores que atuam diretamente com os idosos, e mais de 5 mil empreendedores voltados para a infância e adolescência.

Em nossos três anos de história, já tivemos alguns cases com grandes empresas que selecionaram projetos de Conselhos de Direitos ou organizações da sociedade civil ligados a esses incentivos fiscais.

Grandes empresas já utilizam o Prosas para seleção de projetos via Fundos

Investidores sociais de bastante relevância costumam lançar editais para a seleção de projetos de Fundo do Idoso e FIA. Nos últimos dois anos, o Itaú Social lançou dois editais pelo Prosas com o objetivo de selecionar projetos priorizados por Conselhos de Direitos para aporte via  Fundos da Infância e Adolescência (FIA), sendo o mais recente no período maio a agosto de 2018.

A AES Tietê, uma das maiores companhias de geração de energia do país, também lançou edital pelo Prosas. Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Municipais do Idoso tiveram a oportunidade de submeter propostas de projetos no período de agosto a setembro de 2018.

Desde 2015, a SulAmérica, maior grupo segurador independente do país, lança editais de âmbito nacional para seleção de projetos de organizações com projetos aprovados via Fundos. O objetivo, conforme já apresentamos em um case específico, é selecionar propostas para apoiar de organizações que já tiverem projetos previamente aprovados pelos Conselhos de Direitos – além de projetos dos incentivos fiscais para Saúde, o PRONON e o PRONAS/PCD.

Como a sua empresa pode utilizar o Prosas para encontrar projetos 

Existem dois caminhos diferentes e complementares para se encontrar parceiros para doar por meio do Prosas.

Assim como os casos de grandes investidores sociais que relatamos acima, é possível utilizar nossa ferramenta para gerir uma chamada de projetos para esses mecanismos. A sua empresa pode criar um filtro do tipo de projeto que está buscando e um formulário para receber as propostas.

O Prosas te ajuda a divulgar essa oportunidade para os usuários da rede e depois você utilizar ferramentas disponíveis para avaliar esses projetos, inclusive com a ajuda do seu comitê (se aplicável).

Pela plataforma também é possível buscar diretamente os contatos de Conselhos de Direitos. Basta utilizar o filtro de busca na página de Empreendedores e selecionar o público alvo  “Conselhos de Direitos”. Veja como é simples:

Conselhos1

Você sabia que os Conselhos de Direitos podem lançar editais pelo Prosas de forma gratuita? Clique aqui e saiba mais!


Anota aí: Quer selecionar projetos para apoiar via Fundo do Idoso e Fundo para Infância e Adolescência? Entre em contato com a gente e descubra como o Prosas pode auxiliar no seu processo de seleção.