Buscando ampliar a difusão de informações sobre oportunidades de captação de recursos para o setor social, o Prosas fechou parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e está lançando oficialmente uma área especializada em editais dentro da plataforma Mapa das Organizações da Sociedade Civil.

O IPEA é vinculado diretamente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e desenvolve pesquisas que fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais em relação à políticas públicas e programas de desenvolvimento.

O Mapa das OSCs é uma plataforma virtual colaborativa que busca dar transparência e sistematizar dados de atuação sobre as mais de 820.000 organizações da sociedade civil no Brasil.

Agora a Central de Editais do Prosas irá alimentar também esse espaço, facilitando a busca das organizações por oportunidades de captação de recursos em editais, de diversas áreas e em uma ampla disposição geográfica. Entenda um pouco mais sobre o que é o Mapa das OSCs e qual o objetivo mútuo da nossa parceria.

O que é o Mapa das OSCs

Criada após a publicação da Lei 13.019/2014 (conhecida como Marco Regulatório das OSCs), o Mapa é uma iniciativa pioneira no Brasil para sistematizar dados sobre o perfil das organizações da sociedade civil.

O Mapa das OSCs foi criado a partir de fontes de dados oficiais e públicas, mas permite também o preenchimento de páginas individuais por cada organização. Essa combinação de fontes oficiais com dados colaborativos permitirá uma análise profunda sobre a importância e diversidade das atividades conduzidas pelas organizações em todo o país.

O Mapa é fundamental para todos os interessados na área social: desde administradores públicos, que podem analisar informações sobre repasses de verba e dar transparência sobre suas parcerias com a sociedade civil organizada, e até as próprias entidades, que podem construir uma presença institucional em um ambiente confiável e gratuito.

O Prosas no Mapa: editais para OSCs

Além de auxiliar na transparência do setor social, o Mapa das OSCs também fornece informações qualificadas para apoiar a atuação das entidades e, a partir de agora, a seção de Editais será gerenciada em parceria com o Prosas.

Com isso, o Prosas reforça o seu compromisso em fornecer informação gratuita e qualificada sobre oportunidades de captação de recursos para as OSCs em todo o Brasil. Com mais de 5 novos editais cadastrados diariamente, a Central de Editais do Prosas oferece oportunidades de agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, para diversos segmentos das áreas social e criativa.

A partir de agora, todos os editais disponibilizados ou divulgados pelo Prosas poderão ser visualizados em um widget presente na página Editais para OSCs – que permite também a busca a partir de critérios de interesse.