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É cada vez maior o número de empresas que apoiam ações que promovem iniciativas na área da cultura, esporte, meio ambiente, saúde, promoção de direitos, entre outros. Para isso, essas empresas tem apostado no lançamento de editais para investimento social, com a finalidade de encontrar as propostas mais alinhadas às suas diretrizes de apoio a projetos socioambientais.

Uma pesquisa realizada com 1.200 brasileiros pela consultoria Cause, empresa Ipsos, Instituto Ayrton Senna e Escola Superior de Propaganda e Marketing, obtida com exclusividade pela revista Exame, demonstrou que os consumidores dão cada vez mais preferência a empresas que apoiam alguma causa social.

Já em uma outra pesquisa, esta realizada pela consultoria Kantar com 20.000 consumidores, descobriu-se que o valor da marca de empresas reconhecidas por seguir um propósito cresceu 175% nos últimos 12 anos. Nas demais, a taxa média foi de 70%.”

Após a tomada de decisão de investir em alguma causa, chega a hora de encontrar e selecionar as iniciativas que se enquadram nas expectativas do investidor social. Mas qual a melhor forma para isso?

Existem diversas formas de buscar essas iniciativas. Algumas delas são:

• A empresa pode buscar ativamente propostas de seu interesse, procurando potenciais instituições parceiras, recebendo indicações de seus colaboradores ou até mesmo fazendo pesquisas de ações sociais que necessitam de apoio;
• O patrocinador pode encontrar causas a serem apoiadas por meio do diálogo direto com proponentes que o procuram para apresentar suas iniciativas ou por indicação de terceiros. Nesse contexto, também é comum o relacionamento com empresas de captação de recursos;
• Outra forma de encontrar iniciativas para patrocínio é o lançamento de editais para investimento social, ferramenta por meio da qual a empresa estabelece regras, procedimentos e critérios para recebimento e avaliação de propostas.

Vamos falar um pouco sobre como o patrocinador pode usar os editais como uma forma segura de seleção de projetos.

No âmbito do investimento social, o edital é um instrumento de seleção de propostas que estabelece os requisitos necessários para o recebimento e a análise de propostas, bem como explicita os critérios que serão utilizados para decidir quais projetos serão selecionados. Ainda, o edital demonstra a todos os interessados qual o tipo de iniciativa que aquele patrocinador busca apoiar e qual o caminho que será percorrido para que o investimento chegue no proponente contemplado.

Forma eficaz e organizada de recebimento e seleção de projetos

Pense na seguinte situação: você é responsável pelo investimento social de sua empresa, mas não possui um instrumento específico nem um período determinado para o recebimento de propostas. Trabalhando dessa maneira, você terá que direcionar sua atenção a diferentes portas de entrada de propostas, a inúmeras propostas diferentes, algumas delas que até fogem da política de investimento de sua empresa, além de se ocupar dessa função durante todo o ano.

Como ferramenta de recebimento de projetos, o edital é muito útil na medida em que é um canal único por meio do qual cada proponente interessado poderá enviar sua proposta, o que é um facilitador para a pessoa responsável pela análise pois não será necessário desperdiçar tempo com canais diversos.

Além disso, uma vez que o edital pode ter prazo determinado para recebimento das propostas, o patrocinador poderá se organizar para atender àquela demanda durante um certo período. Ou seja, o recebimento de projetos não ficará disperso ao longo do ano, o que contribui para a comparação entre as propostas e impacta significativamente no resultado da seleção e na possibilidade de escolher as melhores propostas e parceiros para apoio.

Vamos fazer uma reflexão: imagine que a sua empresa receba iniciativas ao longo de todo ano. No primeiro trimestre, a empresa resolveu doar R$ 500 mil para um projeto que pareceu muito interessante. Em outubro, a empresa acabou recebendo outra proposta muito mais alinhada à sua estratégia de investimento e com maior potencial de impacto. No entanto, possui somente R$ 200 mil livres para aportar, uma vez que o restante dos recursos da área acabou sendo direcionado para pequenas iniciativas.

Nesse sentido, uma das vantagens de lançar um edital e realizar a avaliação das propostas em um mesmo momento é fazer uma análise com mais qualidade, já que é possível comparar as iniciativas recebidas e, assim, optar pela mais alinhada e com maior impacto.

Portanto, com um canal de recebimento definido e prazos determinados, o processo de tomada de decisão para realização de investimento social se torna mais organizado e eficiente.

O patrocinador também deve ter em mente que não basta apenas apoiar causas sociais com recursos financeiros. É necessário que o investimento realizado seja estratégico, capaz de gerar impacto social positivo para a população. Mas, para tanto, é necessário que sejam estabelecidos estratégias e critérios. Nesse contexto, o edital para investimento social torna-se um grande aliado por conter parâmetros e critérios robustos para a avaliação e seleção das propostas.

Logo, um edital para investimento social bem formulado comunica às pessoas interessadas qual o objetivo da instituição patrocinadora e qual será o processo percorrido para concorrer ao benefício.

Com as regras do jogo já postas e bem organizadas, o edital para investimento social pode atrair muitas pessoas interessadas, mas, mais do que isso, irá ter inscritos com um perfil mais alinhado com o que é buscado pelo patrocinador. Afinal, o primeiro filtro será realizado pelos próprios proponentes, que somente submeterão sua proposta caso ela atenda aos requisitos mínimos exigidos pelo edital ou caso ela se adeque ao objetivo pretendido pela empresa patrocinadora.

A realização desse primeiro filtro facilita o trabalho de quem irá analisar os projetos recebidos, já que haverá menos desperdício de tempo com a análise de propostas que fogem totalmente ao regulamento do edital . Além disso, estarão nos projetos enviados as informações que o patrocinador considera importantes, o que nem sempre ocorre quando o envio de propostas ao investidor não segue um regulamento e um formulário de submissão que facilite o entendimento das iniciativas e seu enquadramento às diretrizes estratégicas de apoio a proponentes e projetos.

Segurança ao patrocinador e aos proponentes

O edital para investimento social é, também, uma forma de dar transparência e de se comunicar de maneira estratégica com os interessados e, até mesmo, com outros setores da empresa, que não aquele responsável pela área de investimento social. Em função destas características, somadas ao reconhecido caráter de imparcialidade de processos que se utilizam de editais, mais proponentes se sentem seguros em submeter sua proposta para aquele patrocinador.

A seleção por meio de edital para investimento social ainda favorece o sistema de governança da empresa patrocinadora, visto que organiza o processo de tomada de decisão de forma a otimizar os recursos da empresa a ele aplicados; demonstra transparência ao apresentar, por livre iniciativa, as regras a serem aplicadas durante o processo; e promove, consequentemente, a confiança dos stakeholders em relação à empresa.

Com isso, a tomada de decisão não fica individualizada na pessoa responsável pela análise das submissões. E caso haja alguma mudança na área de decisão do processo, a empresa saberá claramente quais foram os procedimentos e critérios levados em consideração para se chegar à carteira de projetos selecionados. Ou, no caso de processos de seleção em andamento, o novo responsável por eles saberá em que se respaldar para chegar aos resultados esperados pela seleção.

Editais para investimento social: instrumentos de garantia de integridade para a empresa

Atualmente, as empresas vêm se preocupando cada vez mais com ações de compliance e combate à corrupção. Além da preocupação acerca das causas apoiadas por determinada marca, os consumidores e investidores também se preocupam em se relacionar com empresas que possuem um propósito, são responsáveis e agem em conformidade com as normas legais.

Através do edital, o patrocinador pode solicitar não somente o projeto em si (atividades propostas, público beneficiado, impacto esperado, avaliação de resultados, etc.) mas também uma série de documentos e informações institucionais dos proponentes. Entre eles, estão certidões negativas de débito das diferentes esferas de governo, balanços financeiros, relatórios de atividades e estatuto da instituição, cuja análise permitirá ao investidor social entender o histórico e a reputação do proponente com o qual pretende celebrar uma parceria.

Tal prática assegura ao investidor de que ele está apoiando uma instituição idônea, que cumprirá com os objetivos de impacto social desenhados pela iniciativa e não levará riscos à própria empresa investidora.

Aí vão algumas dicas para selecionar propostas através de um edital:

1. Construa um regulamento e um formulário de submissão que contemplem todas as informações essenciais para a tomada de decisão quanto à seleção de projetos: qual o tipo e perfil de proponente que você quer investir, qual será a área de atuação contemplada, qual a abrangência geográfica para o investimento, entre outros;

2. Estabeleça um prazo para recebimento das propostas que faça sentido dentro da dinâmica da empresa, levando em consideração os prazos da área responsável pelo edital e também daquelas que realizam o cadastro de fornecedores, analisam documentos e contratos e efetuam os pagamentos;

3. Solicite documentos por meio dos quais a empresa consiga checar o histórico do proponente;

4. Utilize uma linguagem clara e objetiva;

5. Disponibilize modelos de formulários, declarações ou dos documentos solicitados;

6. Assim que terminar a seleção, comunique os resultados para todos os proponentes e, assim, fortaleça a confiança e a transparência do processo junto à sociedade.

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