Nos últimos três anos, mais de 3.700 editais foram divulgados dentro do Prosas. Os dados coletados podem destacar pontos interessantes para quem deseja entender um pouco mais sobre o cenário de editais e financiamento à iniciativas sociais no país.

Neste artigo, você verá uma análise comparativa do panorama dos editais no primeiro semestre de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado.

Primeiro semestre 2017 x 2018: Editais na área social

comparativo de investimento 2017-2018

A partir do comparativo levantado acima, é possível visualizar o crescimento no volume dos editais publicados desde o último ano. Nos primeiros seis meses de 2018 já temos 56 editais a mais cadastrados no Prosas, totalizando 692 processos de seleção divulgados nesse período e um incremento de 8% frente ao 1º semestre de 2017.

Desses quase 700 editais, 55% deles tornaram público o montante distribuído, o que resulta em valor total de recurso investido de R$1.2 bilhões, apenas nos seis primeiros meses de 2018. Esses números são bem relevantes quando comparadas ao ano passado: identificamos um crescimento de 39% em relação ao montante divulgado em 2017.

A área de Cultura e Artes continua sendo de longe a mais relevante dentre os editais que mapeamos: 73% das oportunidades divulgadas no Prosas em 2018 são para esse segmento, porcentagem semelhante ao ano passado.

Na análise geral de 2017, foi possível notar que o índice de editais de cultura e artes se manteve ao longo do ano, chegando a 72% do total cadastrado quando pegamos o consolidado do ano.

Você pode conferir uma análise mais aprofundada dos editais do ano de 2017, clicando aqui.

É importante lembrar que as informações utilizadas neste texto foram retiradas da base de dados da Central de Editais, um serviço do Prosas que divulga chamadas públicas e outros processos de seleção de iniciativas na área social para uma rede de mais de 40.000 usuários. Ressaltamos ainda que outros editais podem ter sido lançados no Brasil e que eventualmente não chegou ao conhecimento do Prosas e, por esse motivo, não constam nesta análise.

Caso você tenha conhecimento de algum edital que não está divulgado pela nossa Central de Editais, por favor entre em contato conosco.

Quer saber mais sobre a Central e entender como ela amplia o alcance de diversos editais? Clique aqui e veja os benefícios desse serviço.