Tempo de Leitura: 5 minutos

Monitoramento é o acompanhamento periódico para garantir que os resultados sejam atingidos. Ao seguir a evolução das metas e visualizar a forma como está sendo gerido o recurso investido, ele permite que o investidor consiga fortalecer a visibilidade do investimento social.

Monitoramento é uma etapa do investimento social privado

Uma empresa que desenvolve ações de responsabilidade social está diretamente comprometida com atividades que contribuam para esse cenário, e já possui direcionamentos para investir em projetos que atendam às suas próprias diretrizes. A alocação dos recursos passa a ser definida por projetos com objetivos que se assemelham aos valores e à missão do investidor, e que permitam o monitoramento de seu desempenho.

Segundo a pesquisa “O cenário da comunicação brasileira entre investidores e projetos sociais”, realizada em 2017 pelo PeaceLabs, com apoio do Instituto Legado e Agência Nossa Causa, somente 5% dos investidores sociais no Brasil apresentaram satisfação na entrega de resultados das organizações que investem. Por outro lado, a pesquisa mostra que as organizações apresentaram, entre as maiores dificuldades com a comunicação investidor-organização, o ato de acompanhar resultados e impacto em tempo real e que dos documentos enviados para o investidor, apenas 30% encaminha provas de execução.

O monitoramento é uma solução para estabelecer essa relação entre o executor e o investidor, e há um interesse mútuo em estreitar as distâncias. O acompanhamento das ações do projeto incentivado permite a criação de um elo entre esses atores, onde há uma expectativa pela obtenção de resultados com vistas no impacto social. O acompanhamento da performance do apoiado é parte fundamental do investimento. O investidor é envolvido na execução dos recursos e consegue aferir se os resultados estão alinhados aos objetivos iniciais da aplicação.

Monitorar um projeto é monitorar o investimento

Existem, ainda, alguns benefícios estratégicos do investidor se envolver ativamente no monitoramento dos projetos apoiados, que são apresentados a seguir.

Comunicação interna

Através do acompanhamento dos projetos apoiados são coletadas informações para divulgar o retorno social promovido, e estes dados devem ser também apresentados internamente. É importante que a visibilidade do investimento social dentro da empresa e o envolvimento dos funcionários estejam alinhados para que possam se identificar com a causa e com o negócio. Inserir os colaboradores nas práticas de investimento social da empresa contribui para que se sintam pertencentes do processo e compartilhem dos valores da empresa.

 A comunicação interna fortalece a imagem corporativa no envolvimento dos funcionários com o compromisso social. E estes se tornam mais um canal de transmissão para a visibilidade do investimento social e uma atuação socialmente responsável.

Transparência no investimento

O investimento social é realizado pelo compartilhamento de valores entre o investidor, o apoiado e a sociedade. As partes interessadas devem acompanhar a execução desse recurso para entender qual a contribuição será gerada para o contexto social onde o apoiado desenvolve suas atividades.

Todas as etapas do investimento devem ser comunicadas para a sociedade através de informações confiáveis e de qualidade, que permitam e fomentem a interação e o engajamento dos interessados, reafirmando a transparência do processo.

O monitoramento é importante para a transparência e a transparência é importante para o investimento. O investidor deve incorporar para si o compromisso de dar visibilidade ao investimento social e prestar contas à sociedade sobre o apoio, e com o monitoramento é possível organizar, coletar e produzir dados e informações sobre a evolução do objeto do projeto.

Monitorar as ações permite obtenção de informações e produz evidências, que devem ser utilizadas na produção de conteúdos que traduzam os indicadores e resultados, e permitam que a sociedade enxergue se o projeto está proporcionando transformações aos beneficiários. Somente com evidências e indicadores é possível mensurar o retorno econômico e social de um projeto para o meio onde está inserido.

O fortalecimento da visibilidade do investimento social deve ser feito de forma clara, transparente e de fácil acesso para que a mensagem chegue aos stakeholders, anuncie o impacto social produzido e gere visibilidade social para o investidor.

Por que a visibilidade do Investimento Social é importante?

O compartilhamento de conteúdo sobre os resultados do investimento agrega valor à empresa. O consumidor está cada vez mais alinhado com a prática do consumo consciente, que está atrelado em privilegiar empresas socialmente responsáveis que anunciam a transformação produzida pelo investimento.

Tratando-se de um investimento, evidentemente, há uma preocupação em obter resultados, e no investimento social pode ser entendido como a transformação do aporte em impacto e visibilidade.

A comunicação das causas apoiadas pelo investidor o conectam com o seu público e fortalece seu compromisso social com a comunidade local, com seus clientes, seus colaboradores e fornecedores. Uma empresa envolvida em ações de responsabilidade social deve promover a visibilidade das causas em que emprega recursos.

A promoção da visibilidade social está relacionada a comunicação e compromisso com essas causas. Existe uma relação entre o marketing da empresa e o apoio a projetos que possibilitam ao doador visibilizar o investimento social. O marketing é um instrumento que corrobora com a construção da imagem da empresa frente a responsabilidade social, objetivando a promoção da informação à comunidade sobre os recursos destinados em ações de interesse público.

Só é possível mensurar o impacto do projeto apoiado por meio do monitoramento da execução das atividades e somente com as evidências produzidas se anuncia as contribuições geradas. Sem monitoramento não há conteúdo, e sem conteúdo não há como fortalecer a visibilidade do investimento social.

Quer monitorar os seus projetos com eficiência e agilidade? Conheça o Prosas! Nossa tecnologia foi desenvolvida pensando em transformar esse processo minucioso e tão importante em um trabalho simples e prático! Clique aqui e confira as nossas funcionalidades para o monitoramento de projetos e fortalecimento do investimento social!

visibilidade do investimento social