Tempo de Leitura: 4 minutos

Acompanhar a execução dos projetos apoiados pela empresa e posteriormente solicitar sua prestação de contas confere mais visibilidade ao investimento social das empresas. Este pode ser considerado um ativo importante de transparência e de melhoria do relacionamento das corporações, tanto internamente quanto nas comunidades onde elas atuam. 

É por meio dela que as empresas avaliam a evolução do cumprimento das metas dos projetos, a forma como os recursos investidos estão sendo geridos pelas organizações sociais e se os resultados acordados estão sendo atingidos.

Saiba o que é e como realizar o monitoramento de projetos sociais!

A prestação de contas também tem um papel estratégico, por ser trazer informações importantes e qualificadas para comunicar as ações de investimento de cada empresa e seus resultados/impactos na sociedade.

Entenda a seguir, de forma detalhada, os benefícios de monitorar os projetos sociais e como isso pode gerar retornos para sua empresa.

Realize a prestação de contas dos projetos da sua empresa com agilidade na Prosas!

A prestação de contas é fundamental para a visibilidade das ações de investimento realizadas pela sua empresa

É por meio da prestação de contas que são coletados insumos sobre os impactos dos projetos nas sociedade (dados qualitativos e quantitativos, fotografias, vídeos e relatos). 

Esses dados podem ser usados para comunicar à sociedade o retorno social promovido pelos investimentos e dar visibilidade às diretrizes e causas apoiadas pelas empresas.

Prestação de contas contribui para a comunicação interna 

Dentro das empresas, a divulgação dos dados obtidos na prestação de contas comunica aos colaboradores fatos e dados importantes sobre as causas defendidas por suas corporações e seus impactos na sociedade.

O estreitamento da relação entre empresa e colaborador tem um papel fundamental no reforço dos valores defendidos pelas instituições, senso de pertencimento e orgulho em fazer parte. Com isso, a partir da imagem positiva das empresas e seus compromissos sociais  construída por   seus colaboradores, esses também passam a atuar como mais um canal promotor de visibilidade do investimento social das empresas.

Prestação de contas e a transparência do investimento social

Ao comunicar os resultados obtidos por meio da prestação de contas dos projetos e a forma como eles são realizados, as empresas prestam contas à sociedade sobre os investimentos sociais realizados, causas defendidas e impactos positivos pretendidos em suas comunidades.

Dessa forma, os stakeholders das empresas conseguem acompanhar como o recurso é utilizado e visualizar a contribuição gerada para o contexto social onde os projetos são executados, o que confere transparência ao processo.

Somente com as evidências e indicadores coletados é possível mensurar o impacto social de um projeto para o meio onde está inserido.

A visibilidade do prestação de contas agrega valor às empresas

O compartilhamento de dados coletados na prestação de contas, como os resultados qualitativos, quantitativos e financeiros do investimento realizado, contribui para a geração de uma imagem positiva para as empresas e, consecutivamente, agrega valor de mercado à elas.

A comunicação das causas apoiadas pelos investidores e os resultados dos seus investimentos os conecta com o seu público alvo e fortalece seus compromissos sociais com a comunidade local, com seus clientes, seus colaboradores e fornecedores. 

Isso porque o consumidor está cada vez mais buscando por formas de consumo consciente e privilegia negócios socialmente responsáveis, que compartilham de valores comuns de sustentabilidade e responsabilidade social

Uma informação que pode exemplificar a questão estratégica da visibilidade do investimento é que, comumente, existe uma relação entre o setor de marketing das empresas com o de investimento social. O motivo é justamente porque evidenciar as ações das instituições nesse quesito é um caminho que corrobora com a construção positiva da imagem da empresa frente a questões sociais, ambientais e de governança (ESG).

Por fim, só é possível mensurar o impacto do projeto apoiado por meio do monitoramento da execução das atividades e somente com as evidências produzidas se anuncia as contribuições geradas. Sem prestação de contas não há conteúdo, e sem conteúdo não há como fortalecer a visibilidade do investimento social.

Realize a prestação de contas dos projetos da sua empresa na Prosas

Se sua empresa realiza investimento social e deseja acompanhar os projetos apoiados com eficiência e agilidade, nós podemos te ajudar! 

Nossa tecnologia foi desenvolvida para apoiar investidores de todo o Brasil a monitorar seus projetos com facilidade e qualidade!

Temos uma ferramenta de prestação de contas que permite:

  • Acompanhar as metas e indicadores dos projetos;
  • Gerar gráficos a partir dos indicadores cadastrados
  • Visualizar evidências cadastradas pelos proponentes;
  • Acompanhar as atividades realizadas pelas organizações proponentes.

Clique aqui e confira todas as nossas funcionalidades para a prestação de contas dos projetos e o fortalecimento do investimento social da sua empresa!