Tempo de Leitura: 2 minutos

Para quem atua na área de captação de recursos, um dos pontos-chave é entender o momento do ano em que as empresas efetivamente realizam os patrocínios. E, nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa nesse padrão de investimento na Lei Rouanet.

Em 2021, a concentração de aportes no último trimestre era alarmante: 78,4% dos recursos eram depositados nesse período. Essa estatística reforçava a crença de que a captação de recursos incentivados se restringia aos últimos três meses do ano.

No entanto, essa realidade está se transformando. Em 2022, a concentração no último trimestre caiu para 74,9%, indicando uma tendência de mudança. Em 2023, a queda continuou, atingindo 71,5%. E, finalmente, em 2024, a concentração no último trimestre despencou para 62,6%.

Essa mudança é extremamente relevante para organizações que trabalham com captação de recursos incentivados. A distribuição mais equilibrada dos aportes ao longo do ano oferece novas oportunidades e exige uma adaptação nas estratégias de captação.

Não podemos mais nos dar ao luxo de concentrar nossos esforços apenas no último trimestre. É preciso estar atento às mudanças no mercado e buscar oportunidades de patrocínio durante todo o ano.

*Os dados deste artigo foram retirados do Painel da Rouanet.

Sobre o Painel da Rouanet

O Painel da Rouanet é uma plataforma gratuita que organiza e apresenta dados atualizados sobre a Lei Rouanet, extraídos diretamente da API pública do portal SALIC. A ferramenta facilita a consulta e compreensão dos mecanismos de incentivo à cultura, permitindo visualizar de forma acessível a origem dos recursos, os projetos apoiados e como os incentivos fiscais são distribuídos em todo o país.

A iniciativa busca ampliar o acesso à informação e qualificar o debate público sobre políticas culturais. A produção do Painel da Rouanet é viabilizada com patrocínio do Instituto Equatorial e apoio institucional do GIFE e da Comunitas.