Como a FUNARTE modernizou seus editais com a tecnologia da Prosas

A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) enfrentava um desafio comum a muitas instituições públicas: um processo de seleção 100% manual, baseado em papel, com alta demanda operacional, custos elevados e pouca agilidade.
Até poucos anos atrás, cada proponente precisava enviar três cópias impressas do projeto pelos Correios, um processo custoso, demorado e excludente. “Recebíamos as inscrições pelos Correios, e cada proponente tinha que enviar, no mínimo, três cópias impressas do projeto. Isso gerava altos custos de impressão e postagem, além de demandar muito tempo de nossa equipe para conferência, organização e distribuição dos processos administrativos”, relembra Paulo Barros, FUNARTE.
Com a adoção da plataforma Prosas, essa realidade mudou radicalmente. A parceria com a Prosas trouxe agilidade a todas as fases dos editais da FUNARTE, da publicação à homologação dos resultados. O processo passou a ser totalmente digital, eliminando os gargalos operacionais e permitindo que a equipe se concentrasse em atividades estratégicas, como a análise de conteúdo e o diálogo com os participantes.
“Cada etapa passou a ser mais ágil e transparente, reduzindo gargalos e retrabalhos”, destaca Paulo. A equipe ganhou tempo, aumentou sua produtividade e os custos com impressão e postagem caíram drasticamente.
A digitalização dos processos também permitiu ampliar significativamente o alcance dos editais da FUNARTE. A possibilidade de inscrever projetos pela internet tornou a participação mais acessível em todas as regiões do país, promovendo inclusão e fortalecendo o caráter público e democrático das seleções.
A parceria evoluiu para uma colaboração contínua e estratégica. “Diversos incrementos foram desenvolvidos alinhados às nossas necessidades institucionais. Essa troca constante transformou nossa relação em uma verdadeira jornada de aprendizado mútuo e crescimento conjunto”, afirma Paulo. A experiência da FUNARTE com a Prosas mostra que a modernização de políticas públicas é não apenas possível, mas essencial, quando se une tecnologia com propósito e parceria de verdade.
Como a tecnologia Prosas pode auxiliar na execução das leis de fomento?
Com uma tecnologia simples e confiável, a Prosas atua há 10 anos no mercado, desenvolvendo ferramentas para otimizar a gestão dos processos de seleção e monitoramento.
Por meio da ferramenta Seleção de Projetos, organizações públicas conseguem publicar editais de forma rápida, receber e avaliar propostas, com possibilidade de acesso por vários pareceristas, e ainda manter toda a informação organizada e documentada em um só lugar. Já com a ferramenta de Monitoramento é possível acompanhar a execução dos objetivos propostos e monitorar a execução financeira dos projetos apoiados, a partir de uma integração com a conta bancária dos projetos.
A FUNARTE também utiliza a Prosas para a prestação de contas por meio do recebimento dos relatórios de execução / relatórios dos bolsistas, contemplados nos editais dos seus programas, como no caso do FUNARTE Retomada, recebendo relatórios de 236 propostas; Ações Continuadas, de 103 propostas; Conexões Internacionais, 40 propostas. Ainda no mês de julho, iniciará o processo de monitoramento para os cinco editais do Programa Rede das Artes, com 181 propostas a enviar seus relatórios.
Além disso, a Prosas conta com uma equipe de assessoria especializada, que alia expertise técnica à tecnologia para impacto social, atuando em diferentes frentes do investimento social privado por meio de metodologias próprias e integradas.
Otimize o processo de gestão de editais e monitoramento em seu Estado ou Município, conheça a tecnologia da Prosa. Fale agora com a nossa equipe e solicite uma demonstração da plataforma.