Tempo de Leitura: 3 minutos

Confira uma seleção de 5 editais do setor público para seleção de projetos culturais divulgados na Prosas, que podem servir de exemplo para estruturar as chamadas da sua organização.

Com a Lei Aldir Blanc, aprovada em 2020, muitos gestores públicos precisaram aprender a elaborar editais de fomento para viabilizar o repasse da verba disponibilizada às suas prefeituras e secretarias de cultura.

E muitas vezes, até mesmo para os gestores mais experientes, o volume de recursos e a diversidade de editais foi um desafio, sem contar as dificuldades com estruturação do texto do chamamento

Agora, com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 para 2023, que contam com um orçamento de mais de 3 bilhões para Estados e Municípios, é provável que essas dores sejam novamente sentidas. 

Pensando nisso, reunimos 5 diferentes exemplos de editais de fomento à cultura, de variadas áreas temáticas e de diferentes órgãos/entes públicos do país, para ajudar na elaboração das chamadas públicas da sua organização. 

Saiba como a Prosas pode ajudar a sua organização a gerenciar editais de cultura!

Os Editais fazem parte da nossa Central de Editais, rede com mais de 10 mil chamadas catalogadas, que conta com editais de organizações públicas e privadas de todo o Brasil. Anualmente, são milhões de usuários acessando os Editais da Prosas em busca de financiamento para seus projetos sociais, culturais ou esportivos. 

Confira a seguir 5 editais de cultura

  1.  Edital da Lei Aldir Blanc da Fundação Catarinense de Cultura
    Local de atuação dos projetos: Santa Catarina
    Descrição: Chamada pública para a seleção e apoio de projetos culturais de várias linguagens, com recursos da Lei Aldir Blanc.
  2. Edital de Seleção de Projetos Culturais do Centro Municipal de Arte e Cultura – CEMAC
    Local de atuação dos projetos: São Carlos – SP
    Descrição: Seleciona coletivos artísticos de várias linguagens para a promoção de oficinas e atividades culturais no município de São Carlos – SP.
  3. 2º Edital de Premiação para Agentes Culturais com Recursos da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
    Local de atuação dos projetos: Distrito Federal
    Descrição: Seleciona e premia agentes culturais (pessoas físicas e jurídicas) que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Distrito Federal.
  4. Edital Seleção de Projetos Culturais promovido pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas
    Local de atuação dos projetos: Campinas
    Descrição: Seleciona e apoia financeiramente projetos artísticos e culturais da cidade de Campinas, a fim de incentivar seus artistas locais e a sua produção cultural.
  5. Edital Circula Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio
    Local de atuação dos projetos: Afonso Cláudio – ES
    Descrição: Seleciona projetos culturais para uma premiação de valorização da diversidade cultural do município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo.

Veja também:

Clique aqui e confira como a Funarte otimizou os processos de seleção de seus editais com a Prosas!