

- Por: Prosas
- Publicado em: 10 de abril de 2025 | Atualizado em: 10 de abril de 2025
Fechando o grupo das 10 maiores organizações captadoras de recursos via Lei Rouanet no ano de 2024, temos o Instituto Cultural Amazônia do Amanhã, responsável pela execução do projeto Bienal das Amazônias.
A organização captou R$ 21,3 milhões em quatro projetos, tendo a maior parte do recurso concentrada em “Artes Visuais”, mas também com projetos nas áreas de “Música”, “Artes Cênicas” e “Humanidades”.
O Instituto Cultural Amazônia do Amanhã é o maior captador de recursos de fora da região Sudeste. Localizado no estado do Pará, o instituto concentrou sua captação em São Paulo e Rio de Janeiro. 97% da sua captação veio de empresas situadas nestes estados, e apenas 2,8% de empresas localizadas no estado do Pará.
Isso demonstra a importância da articulação de organizações e proponentes que querem ampliar sua captação e que estão fora do eixo Rio-São Paulo, mantendo um diálogo permanente com as empresas localizadas no eixo Rio-São Paulo, que é onde está a maior parte do recurso.
Entre os patrocinadores, destacam-se:
Nos últimos quatro anos, que são os dados disponíveis no painel da Lei Rouanet produzido pela Prosas, só temos registro de captação do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã nos anos de 2023 e 2024. Em 2023, a captação foi de R$ 7,5 milhões, tendo um aumento significativo agora em 2024.
Essa captação aconteceu muito concentrada no quarto trimestre, com 78,4% do recurso captado nesse momento, e 18,8% captado no terceiro trimestre.
Este panorama da captação de recursos do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã pela Lei Rouanet em 2024 revela a importância da articulação com empresas de São Paulo para organizações fora do Sudeste, a diversidade de áreas culturais contempladas e a captação concentrada nos dois últimos trimestres do ano.
*Os dados deste artigo foram retirados do Painel da Rouanet.
Sobre o Painel da Rouanet
O Painel da Rouanet é uma plataforma gratuita que organiza e apresenta dados atualizados sobre a Lei Rouanet, extraídos diretamente da API pública do portal SALIC. A ferramenta facilita a consulta e compreensão dos mecanismos de incentivo à cultura, permitindo visualizar de forma acessível a origem dos recursos, os projetos apoiados e como os incentivos fiscais são distribuídos em todo o país.
A iniciativa busca ampliar o acesso à informação e qualificar o debate público sobre políticas culturais. A produção do Painel da Rouanet é viabilizada com patrocínio do Instituto Equatorial e apoio institucional do GIFE e da Comunitas.