- Por: Prosas
- Publicado em: 26 de abril de 2022 | Atualizado em: 25 de maio de 2023
Em 2021, foi ao ar a primeira edição do Edital Cultural do banco BV, em parceria com o Instituto Votorantim, para apoio a projetos culturais idealizados e realizados por mulheres negras de todo o Brasil. A iniciativa, alinhada à estratégia de sustentabilidade já implementada pela empresa, foi a primeira ação dessa frente de atuação que selecionou projetos por meio de Edital e contou com a Prosas para realização do processo.
Conheça os atores envolvidos na iniciativa
O banco BV é considerado o 5º maior banco privado do Brasil, conforme o ranking do Banco Central. O seu DNA conta com a união de uma das maiores instituições financeiras da América Latina, o Banco do Brasil, e um dos maiores conglomerados do mundo, a Votorantim.
O Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social da Votorantim e empresas investidas, e trabalha com a geração de valor compartilhado. Ele atua na promoção de benefícios sociais significativos e duradouros nas localidades em que as empresas do Grupo estão presentes, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.
Agora, veja a seguir como foi o processo que garantiu R$ 2,7 milhões a projetos culturais de mulheres negras pelo Brasil. O artigo traz depoimentos do banco BV e Instituto Votorantim sobre por que optaram por editais, os resultados alcançados com essa estratégia e o impacto positivo na visibilidade da causa e das instituições envolvidas.
Saiba também como a Fundarpe melhorou o seu processo de seleção de projetos sociais com a Prosas.
Um histórico do planejamento do Edital Cultural do Banco BV
O Edital Cultural do banco BV surgiu de uma longa jornada de pesquisa sobre o setor cultural no Brasil, que revelou uma lacuna de projetos criados por e/ou para mulheres negras. Dado esse cenário e os compromissos firmados pela própria estratégia ESG da empresa, surgiu a oportunidade de tentar contornar os impactos negativos da sub-representação do apoio às mulheres negras no setor cultural, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social.
É a partir desse momento que entra em cena o Instituto Votorantim, como parceiro do banco BV na publicação e gestão da chamada, que seria a primeira daquela frente de atuação a ser realizada via Edital. Marcos Szrajer, um dos responsáveis pelo Relacionamento Corporativo entre o Instituto Votorantim e o banco BV, explica o motivo de optarem por essa forma de seleção:
O Edital foi uma possibilidade de experimentar uma nova estratégia de seleção e também chegar a lugares que a empresa (banco BV) não estava habituada a atuar com o processo tradicional. E paralelo a isso, também temos o fato de o próprio modelo do edital tonar o processo mais transparente.
O Instituto conta com um banco de projetos sociais, com dados de diversos proponentes armazenados, mas a ocasião exigia uma plataforma que oferecesse a possibilidade de realizar o recebimento das inscrições, avaliação e gestão do processo de seleção dos projetos que seriam apoiados. Além disso, o comprometimento do banco BV e do Instituto Votorantim com a causa demandava uma alternativa que fosse realmente envolvida com as causas sociais e com o projeto. Foi então que surgiu o contato com a Prosas:
Quando iniciamos as conversas com a Prosas, deixamos claro que queríamos um parceiro que nos ajudasse a alcançar os objetivos e não apenas alguém que operacionalizasse o processo. Marcos Szrajer
Como foi a formulação do Edital
A Prosas esteve presente desde o início da formulação do Edital:
Quando iniciamos as discussões sobre as possibilidades de se fazer um edital, tivemos a oportunidade de trazer a equipe da Prosas, que iria cuidar do processo, para nossas reuniões de concepção. Fomos além da pura e simplesmente construção de um Edital, e contamos com a Prosas para ajudar a construir e modelar uma inciativa que era tão vanguardista. Marcos Szrajer
A chamada pretendia também atingir projetos de regiões onde até então as ações de investimento social do banco BV não havia atuado, o que foi possível graças, entre outros motivos, aos esforços de divulgação da Prosas e dos parceiros e das características dos Editais no geral.
No quesito visibilidade, a divulgação foi incrível porque a Prosas é uma plataforma com muita capilaridade, que chega em alguns lugares onde dificilmente conseguirmos acessar em diversas localidades periféricas do Brasil. Marcos Szrajer
Para um Edital tão específico, a possibilidade de personalização oferecida pela tecnologia da Prosas foi um fator fundamental para prospecção de projetos alinhados aos objetivos da chamada.
Foi bastante fácil a adaptação ao sistema utilizado para gestão, criação de regras e divulgação de uma maneira clara para os proponentes que gostariam de se inscrever. Tem toda a usabilidade da plataforma que é um diferencial, uma vez que o sistema de gestão utilizado pelo Instituto Votorantim é adaptado exclusivamente para uso interno. Marcos Szrajer
Marcos afirma ainda que, da parte da execução, “já tinha quase certeza que daria certo porque a Prosas tem ferramentas muito boas, muito avançadas.”
A escolha pela seleção via Edital também rendeu bons frutos aos idealizadores da iniciativa. Além da transparência no processo de seleção, “o banco teve a possibilidade de se posicionar para a comunidade de uma maneira bem satisfatória, que estava alinhada a uma estratégia que havia sendo definida sobre as políticas ESG da empresa”, disse Marcos.
Impacto social como resultado da parceria
Após meses de trabalho, o Edital Cultural do banco BV culminou na seleção de 11 projetos, dentre as 64 propostas inscritas. Foram priorizados projetos das regiões norte e nordeste, mas iniciativas com atuação em vários estados brasileiros foram contempladas, como Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Goiás.
Uma das premissas da equipe do banco BV e do Instituto era que a formulação do processo fosse apoiada por aquelas pessoas que seriam impactadas diretamente pelos projetos: mulheres negras brasileiras. Personalidades com expressivo currículo de impacto no cenário sociocultural, como Taís Araújo, Eliane Dias, Jaqueline Fernandes, Nilcemar Nogueira e Cristina Naumovs, participaram da banca avaliadora dos projetos.
Consideramos o processo como algo bastante inovador, não apenas para a Prosas, BV e Instituto Votorantim, mas para toda a sociedade que virá a se beneficiar das atividades contempladas. Marcos Szrajer
A qualidade dos projetos selecionados, segundo Marcos Szrajer, foi muito satisfatória, principalmente por causa de algumas particularidades positivas:
A grande maioria desses projetos que foram aprovados nunca havia captado recursos incentivados. São projetos que possuem uma singularidade muito grande e atuam localmente em lugares muito carentes no setor cultural.
O retorno positivo veio estampado na fala dos próprios proponentes que, segundo Marcos, deram muitos feedbacks relatando “o quanto eles aguardaram pra ter uma oportunidade como essa.”
As inscrições da chamada ficaram no ar ao longo do mês de outubro de 2021 e atualmente os projetos já seguem em fase de execução. Os resultados obtidos foram fruto do planejamento conjunto das equipes do banco BV, Instituto Votorantim e da Prosas. A expectativa agora é que haja uma segunda edição em breve.
Foi um prazer encontrar na Prosas um parceiro tão comprometido em fazer a diferença e de forma diferente. Estamos muito felizes de ter dado o primeiro passo com vocês e provavelmente daremos o segundo esse ano.
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Coautoria: Gabriela Lamb – Analista de Investimento Social