Tempo de Leitura: 3 minutos

Confira uma seleção de 5 editais do setor público de seleção de projetos audiovisuais divulgados na Prosas, que podem servir de exemplo para estruturar as chamadas da sua organização.

Com a Lei Aldir Blanc, aprovada em 2020, muitos gestores públicos precisaram aprender a elaborar editais de fomento para viabilizar o repasse da verba disponibilizada às suas prefeituras e secretarias de cultura.

E muitas vezes, até mesmo para os gestores mais experientes, o volume de recursos e a diversidade de editais foi um desafio, sem contar as dificuldades com estruturação do texto do chamamento

Agora, com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 para 2023, que contam com um orçamento de mais de 3 bilhões para Estados e Municípios, é provável que essas dores sejam novamente sentidas. 

Pensando nisso, reunimos 5 diferentes exemplos de editais de fomento à cultura, de variadas áreas temáticas e de diferentes órgãos/entes públicos do país, para ajudar na elaboração das chamadas públicas da sua organização. 

Saiba como a Prosas pode ajudar a sua organização a gerenciar editais de cultura!

Os Editais fazem parte da nossa Central de Editais, rede com mais de 10 mil chamadas catalogadas, que conta com editais de organizações públicas e privadas de todo o Brasil. Anualmente, são milhões de usuários acessando os Editais da Prosas em busca de financiamento para seus projetos sociais, culturais ou esportivos. 

Confira a seguir 5 editais de fomento ao audiovisual

  1. Prêmio Iecine – Primavera Gaúcha – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
    Local de atuação dos projetos: Rio Grande do Sul
    Descrição: concessão de apoio financeiro a empresas produtoras de audiovisual do Rio Grande do Sul para participação em festivais, laboratórios e mercados audiovisuais.
  2. Prêmio FUNARJ de Produção de Curta-Metragem – Lab Curta 2022 – FUNARJ
    Local de atuação dos projetos: Rio de Janeiro
    Descrição: seleção e apoio financeiro para projetos audiovisuais de curta-metragem de produtoras ou produtores, independentes ou não, do Estado do Rio de Janeiro.
  3. 1º Festival de Cinema de Concórdia – Fundação Catarinense de Cultura
    Local de atuação dos projetos: Concórdia – Santa Catarina
    Descrição: tem como objetivo o desenvolvimento do cinema brasileiro na cidade de Concórdia, criando um movimento de apoio e divulgação ao audiovisual independente e acesso à cultura em cidades menores, além da geração de empregos de trabalhadores do audiovisual.
  4. Edital de Audiovisual – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
    Local de atuação dos projetos: Mato Grosso
    Descrição: seleção e apoio a projetos de ações culturais no segmento audiovisual de curta-metragem, videoclipe, videodança, videoarte, de proponentes residentes e domiciliados em Mato Grosso.
  5. Edital de Produção de Curta e Média Metragem de Ficção e Animação – Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo
    Local de atuação dos projetos: Espírito Santo
    Descrição: tem como proposta selecionar e premiar projetos culturais de obras cinematográficas de curta e média metragem de ficção e animação.

Veja também:

Veja como a Fundarpe otimizou a gestão de Editais com a Prosas.