Tempo de Leitura: 2 minutos

Para muitos gestores públicos da área cultural, a formulação de editais de fomento tem sido um desafio, principalmente porque vários órgãos do setor, como Secretarias de Cultura, começaram recentemente a promover Editais devido à Lei Aldir Blanc.  

Pensando em contribuir com o processo de formulação de bons editais, inauguramos nossa série de posts exemplos de editais temáticos, produzida com base no nosso banco de dados, a Central de Editais da Prosas, que possui mais de 10 mil chamadas catalogadas.

Clique aqui e saiba como a Prosas pode te ajudar a gerir melhor seus editais de fomento.  

Nesta edição, selecionamos 5 exemplos de editais de fomento ao audiovisual. Confira a seguir: 

  1. Prêmio Iecine – Primavera GaúchaSecretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
    Local de atuação dos projetos: Rio Grande do Sul
    Descrição: concessão de apoio financeiro a empresas produtoras de audiovisual do Rio Grande do Sul para participação em festivais, laboratórios e mercados audiovisuais.  
  2. Prêmio FUNARJ de Produção de Curta-Metragem – Lab Curta 2022 – FUNARJ 
    Local de atuação dos projetos: Rio de Janeiro
    Descrição: seleção e apoio financeiro para projetos audiovisuais de curta-metragem de produtoras ou produtores, independentes ou não, do Estado do Rio de Janeiro.
  3. 1º Festival de Cinema de Concórdia – Fundação Catarinense de Cultura 
    Local de atuação dos projetos: Concórdia – Santa Catarina
    Descrição: tem como objetivo o desenvolvimento do cinema brasileiro na cidade de Concórdia, criando um movimento de apoio e divulgação ao audiovisual independente e acesso à cultura em cidades menores, além da geração de empregos de trabalhadores do audiovisual.
  4. Edital de Audiovisual – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
    Local de atuação dos projetos: Mato Grosso
    Descrição: seleção e apoio a projetos de ações culturais no segmento audiovisual de curta-metragem, videoclipe, videodança, videoarte, de proponentes residentes e domiciliados em Mato Grosso.
  5. Edital de Produção de Curta e Média Metragem de Ficção e Animação – Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo
    Local de atuação dos projetos: Espírito Santo
    Descrição: tem como proposta selecionar e premiar projetos culturais de obras cinematográficas de curta e média metragem de ficção e animação.

Veja como a Fundarpe otimizou a gestão de Editais com a Prosas.