Fundação Catarinense de Cultura lança programa para fomentar a produção literária e cultural com a tecnologia da Prosas

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Prosas, acaba de lançar o programa Cem Cópias Sem Custo, uma iniciativa que busca democratizar o acesso à publicação literária e incentivar novos talentos no estado de Santa Catarina. As inscrições estão abertas a partir de 1º de outubro de 2025 e seguem até 30 de setembro de 2026, de forma contínua e gratuita.
Parceria com a Prosas
Para tornar o processo mais ágil e acessível, a Prosas desenvolveu funcionalidades específicas para o programa, como a possibilidade de upload direto dos livros no momento da inscrição. Além disso, o time entregou o site personalizado em tempo recorde.
Para Isabella Guerra, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Prosas: “Ter as inscrições do programa Cem Cópias sem Custo é fundamental para a Prosas, pois amplia nossa capacidade de compartilhar conhecimento e fortalecer redes de impacto. Essa iniciativa garante que mais pessoas tenham acesso às informações e ferramentas necessárias para transformar ideias em projetos que geram mudanças sociais reais. Afinal, acreditamos que a leitura é o ponto de partida para despertar novos olhares e inspirar transformações”.
Já Rinaldo Albieri, da Fundação Catarinense de Cultura, afirma: “Nossa expectativa para o programa é de que consigamos atender a todos os inscritos de forma rápida, segura e transparente”.
Como funciona o programa
Instituído pela Lei Estadual nº 19.044/2024 e regulamentado pelo Decreto nº 892/2025, o programa permite que escritores catarinenses – ou residentes no estado há mais de cinco anos, com renda mensal inferior a R$ 5.000,00 – publiquem sua primeira obra sem nenhum custo.
Os beneficiários poderão inscrever livros inéditos em três categorias:
- Técnico-científico: trabalhos acadêmicos, historiográficos e biográficos.
- Literatura: poesias, romances, novelas, contos, crônicas, ensaios e histórias ilustradas.
- Literatura infantil.
Cada obra inédita poderá ser inscrita uma vez por ano, e cada proponente poderá ser beneficiado também uma vez ao ano.
O programa garante a publicação mínima de 100 exemplares por obra selecionada, além de contribuir para o fortalecimento de bibliotecas e arquivos públicos estaduais e municipais com títulos de autores catarinenses.
Mais do que um apoio à publicação, o Cem Cópias Sem Custo busca:
- Fomentar o surgimento de novos talentos literários;
- Democratizar a produção editorial no estado;
- Estimular a leitura e ampliar o acesso a obras inéditas;
- Valorizar a produção acadêmica catarinense.
Ao disponibilizar exemplares nas bibliotecas públicas, o programa também fortalece a circulação do conhecimento e promove a diversidade cultural em todo o estado.
Para saber mais detalhes, acesse: https://cemcopiassemcustos.prosas.com.br/