Tempo de Leitura: 3 minutos

Mostras audiovisuais, festivais de música, dança ou teatro, exposições de artes plásticas ou de fotografia são ótimas oportunidades para dar visibilidade aos trabalhos de artistas independentes. Tais eventos atuam como uma vitrine para lançamento de novos nomes, descentralizando o alcance de seus trabalhos e estimulando assim, a produção cultural. Além disso, estes tipos de iniciativas viabilizam o acesso a bens culturais e ainda fomentam o turismo e a economia local.

Para garantir uma boa recepção do público, a qualidade da programação é essencial. Por meio de chamadas públicas é possível eleger as produções que atendam aos objetivos do evento de forma mais assertiva e ainda, promover a difusão de projetos de baixa capilaridade no eixo tradicional/comercial.

Panorama dos editais de curadoria no Prosas

Dentre os mais de 1.300 editais cadastrados no Prosas no ano de 2018, 75% do montante total se relaciona de alguma forma à área da cultura. As oportunidades variam, e é possível encontrar desde convocatórias de prêmios e concursos à seleção de projetos culturais para patrocínio incentivado.

Em 2018, foram mais de 680 editais cadastrados que se dedicaram exclusivamente às convocatórias para a curadoria de artistas e obras para apresentação em festivais ou eventos culturais. A seguir, apresentamos os segmentos culturais para os quais esse tipo de convocatória mais se voltaram:

A experiência com o MM Gerdau: como o Prosas pode ajudar nos editais de curadoria

Desde 2017, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal utiliza o Prosas para selecionar artistas para o projeto Ensaio Aberto, iniciativa que disponibiliza o espaço do Museu para apresentações musicais de artistas amadores ou profissionais.  De lá para cá, já foram 3 editais lançados, que somaram mais de 390 inscrições.

Antes da utilização da plataforma para sistematizar todo o processo de recebimento das propostas, o Museu recebia cada inscrição via e-mail. Este processo era trabalhoso e pouco prático, pois demandava um tempo grande da equipe que tinha que baixar os arquivos anexados e organizar tudo em planilhas.

De acordo com Luciana Amormino, responsável pelo edital, a transição para o Prosas auxiliou não apenas na gestão do edital, como em seu processo de divulgação:

“Quando o processo de inscrições do edital muda para o Prosas, além de termos uma gestão automatizada das propostas, ainda temos um alcance muito maior. Por mais que a gente divulgasse o edital em nossos canais, o público era muito restrito. Como nosso edital abrange outras cidades do estado de Minas Gerais, o Prosas acaba atuando como uma ponte, chegando em um público que já possui interesse e assim, democratizando o acesso ao edital. ”

Luciana também destaca a contribuição do Prosas no processo de avaliação das propostas e suporte da equipe:

“Contar com o Prosas para a gestão das inscrições nos editais do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é sempre imprescindível. Além de contribuir para um alcance mais efetivo a artistas e produtores, permitindo uma aproximação efetiva com esse público, a plataforma oferece funcionalidades que facilitam a gestão das inscrições e a avaliação por parte dos pareceristas, num processo transparente, eficiente e ágil, sem contar todo o suporte da equipe, que é um grande diferencial. ”

No Prosas oferecemos uma plataforma digital completa para você divulgar seu edital e selecionar as atrações do seu evento ou espaço cultural. Com mais de 15 mil usuários ligados a iniciativas culturais, a plataforma permite que você faça uma comunicação segmentada e que crie formulários personalizados de inscrição. O sistema de avaliação é multiusuário e possibilita que curadores distribuídos por todo o Brasil possam analisar as propostas recebidas, seguindo os critérios de seleção estabelecidos.