Tempo de Leitura: 5 minutos

Um projeto social é um conjunto de atividades, sem fins lucrativos, que busca intervir em realidades sociais específicas e que possui objetivos bem definidos. Ele nasce do desejo de solucionar determinados problemas ou mesmo atender a algum tipo de carência ou demanda de uma região ou grupo de pessoas.  

Muitos empreendedores sociais, principalmente os que estão começando a promover iniciativas sociais, têm dificuldades ao formular o planejamento dos seus projetos. Isso impacta diretamente no momento da captação de recursos, já que investidores sociais precisam ter confiança de que as iniciativas estão bem estruturadas, embasadas e são viáveis tecnicamente para sair do papel, caso forem financiadas. 

Formular um bom projeto também é o primeiro passo para que a execução das atividades seja feita de forma efetiva, o que poupa tempo e esforços de quem está trabalhando para que tudo possa acontecer, além de reduzir possíveis crises durante o trajeto. 

Pensando nisso, produzimos um artigo com itens fundamentais para a elaboração de um bom projeto social. A seguir você confere uma série com elementos básicos de um projeto social, para o que eles servem e como eles são formulados. 

  1. Definição do problema a ser resolvido 

A primeira etapa da elaboração um projeto é definir qual a situação-problema se deseja combater e, a partir daí, investigar suas possíveis causas e consequências. Para isso, é preciso analisar o contexto a ser trabalhado, suas características, necessidades, influências e outras particularidades. 

  1. Resultado esperado 

Delimitado o problema, é a hora de definir os objetivos, ou seja, o que o projeto pretende atingir para mudar a situação-problema. Eles são divididos entre objetivos gerais e específicos. 

  • Objetivos gerais: representa a grande ação, propósito, mudança ou melhoria da situação problema definida. 
  • Objetivos específicos: descrevem as ações que deverão ser realizadas para que o objetivo geral seja alcançado.  

Veja um exemplo a seguir:

 

Justificando a existência do projeto 

Um item extremamente importante é a justificativa do projeto, seu embasamento. É nessa hora que se deve explicitar e fundamentar a relevância da realização da iniciativa e como ela responde a situação problema identificada. 

O argumento pode se embasar nas seguintes perguntas: 

  • Por que a situação problema é importante de ser enfrentada? 
  • Por que o projeto deve ser realizado? 
  • Há um diagnóstico feito anteriormente que tenha identificado a necessidade do projeto? 
  • Por que o empreendedor tem capacidade para executar esse projeto? 

Quem serão as pessoas beneficiadas pelo projeto 

A situação-problema afeta direta e indiretamente um público específico, então é outro ponto que precisa ser bem delimitado durante a elaboração do projeto: quem irá se beneficiar com a iniciativa? 

É preciso mostrar que se conhece, de forma aprofundada, o público alvo da iniciativa, assim como fundamentar a pertinência e relevância do projeto para resolução do problema e melhoria na qualidade de vida de quem ele afeta. 

Nessa etapa, é preciso definir a quantidade de beneficiários do projeto e quais as suas características: faixa etária, gênero, raça, escolaridade, condição socioeconômica, etc. 

Onde o projeto irá acontecer 

Os beneficiários do projeto estão situados em uma cidade, estado ou região e essa informação precisa também ser detalhada. Na estrutura do projeto, essa localização é conhecida como abrangência geográfica, que diz respeito à localidade onde as ações planejadas serão desenvolvidas. Ao se definir a localidade de atuação do projeto é importante ressaltar como ela se relaciona ao problema a ser resolvido pelo projeto, assim como público beneficiado. 

O que é preciso fazer para você chegar ao resultado desejado 

Para chegar à solução da situação-problema, é necessário traçar uma metodologia de trabalho, que são as etapas ou o caminho que precisará ser trilhado para que o projeto aconteça.  

É nesse momento que se estipula: 

  • Quais as atividades serão realizadas? 
  • Qual o tempo e a sequências das atividades que serão realizadas? 
  • Quem são os atores envolvidos em cada atividade? 
  • Qual o nível de participação de cada ator no projeto?  
  • O que e como cada ator fará suas atividades? 

Definindo metas para o projeto 

Antes de colocar a execução do projeto em prática, é necessário traçar metas, que são as estruturas que definem tanto a extensão e a intensidade das atividades quanto o impacto delas no projeto. Sendo assim, quanto mais ambiciosas forem as metas, mais intensas serão as atividades. 

Em resumo, as metas são definições detalhadas dos objetivos específicos, em termos quantitativos e qualitativos, e com prazos determinados. Veja um exemplo a seguir: 

 Em quanto tempo as atividades serão executadas 

Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, é necessário traçar também um cronograma do projeto. Nele devem estar descritos os prazos de início, meio e fim das principais atividades do projeto. Isso dará aos realizadores uma visão geral sobre o andamento das atividades.  

Quanto custa para tirar o projeto do papel? 

Com todos objetivos, atividades e metas planejadas, é preciso começar a fazer as contas e definir um orçamento. Essa é a etapa em que são estipulados os gastos financeiros para execução de cada uma das atividades do projeto, como despesas com compras de materiais e manutenção de espaços, assim como pagamento de serviços e etc.  

Veja um exemplo: 

 Depois de passar por todos esses passos, você já tem uma ideia de como começar a elaborar o seu projeto. Lembre-se de que é fundamental traçar os riscos e possíveis erros envolvidos no processo, o que evita eventuais problemas no decorrer da execução do projeto. Um bom planejamento também inclui uma previsão de crises e como contorná-las 

Quer guardar esse roteiro para a elaboração do seu próximo projeto? Clique no link abaixo e faça o download de uma lista dos itens fundamentais para elaboração de um projeto social. 

Baixe aqui uma lista de itens fundamentais para a elaboração de projetos sociais!