- Por: Anna Cláudia Gomes
- Analista de Comunicação
- Publicado em: 27 de maio de 2020 | Atualizado em: 25 de maio de 2023
Dados fazem parte do relatório Editais Brasil, que será lançado pela startup Prosas, amanhã, dia 28.
No último ano, editais para a área social e a indústria criativa distribuíram pelo menos R$1,2 bilhão para ONGs e artistas do Brasil. De quase 1.700 chamadas mapeadas, 60% tiveram como foco selecionar artistas de diversas linguagens culturais. A área de audiovisual foi a que recebeu mais incentivos em 2019, com editais que somam mais de R$87 milhões. Jornalismo vem em segundo lugar, com quase R$50 milhões, e Artes Cênicas e Música praticamente empatam na terceira posição, com pouco mais de R$33 milhões e R$32 milhões disponibilizados para captação, respectivamente.
Esses dados fazem parte do relatório inédito Editais Brasil, que será lançado pela startup Prosas na próxima quinta-feira, dia 28, às 18h. No mês em que completa cinco anos de vida, a Prosas resolveu divulgar informações exclusivas de seu banco de dados sobre o perfil dos editais disponíveis para a área social e criativa no país. “Acreditamos que esse estudo será útil tanto para quem capta recursos via editais quanto para as empresas e governos que lançam chamadas públicas. Queremos contribuir para gerar mais conhecimento sobre o investimento social no Brasil”, conta Bruno Barroso, sócio-fundador da startup.
O estudo Editais Brasil será lançado ao vivo, em um webinar no canal no Youtube da Prosas. Bruno Barroso apresentará os destaques do relatório e terá companhia de dois convidados: Cristiana Xavier de Brito, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF, que contará um pouco da experiência da empresa no lançamento de editais e falará das vantagens e dos desafios de escolher esse modelo para seleção de iniciativas para o investimento social; e Gabriel Portela, atual Secretário Municipal Adjunto de Cultura de BH, que conta com currículo na área cultural que inclui Fundação CERTI, Secretaria Municipal de Cultura de SP, Ministério da Cultura e Spcine, que falará sobre políticas de financiamento à cultura.
Após o lançamento, o estudo estará disponível para acesso gratuito na página Editais Brasil.
Prosas: facilitando a captação de recursos
A captação de recursos é um desafio para ONGs e o setor cultural no Brasil e os editais são um dos caminhos mais usados na busca por financiamento. Desde 2015, a startup Prosas, plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais, sistematiza e disponibiliza dados, de forma gratuita, sobre essa forma de captar recursos no país. Já foram divulgados mais de 6 mil editais até hoje, que são acessados por mais de 75 mil ONGs e empreendedores sociais cadastrados na plataforma.
“Quando trabalhamos no terceiro setor, percebemos que existiam muitos editais disponíveis para financiar iniciativas sociais no Brasil. No entanto, tínhamos muita dificuldade em encontrá-los e em entender melhor sobre cada um deles. Por esse motivo, resolvemos criar uma plataforma que facilitasse a vida de quem atua nas áreas social e de cultura”
explica Bruno Barroso.
2020: um ano desafiador para a captação de recursos
A pandemia de COVID-19 promete trazer junto uma crise econômica que impactará diretamente o financiamento de ONGs e artistas. Nesse cenário, o relatório da Prosas serve como um novo instrumento para auxiliar a busca de parcerias e oportunidades para captação de recursos.
Mesmo em um ano difícil para a economia, algumas empresas estão se mobilizando para lançar editais, como é o caso do Itaú Unibanco. “Esta estratégia tem se mostrado muito vantajosa para conhecer e montar redes de parceiros que trabalhem com uma causa específica ou tema relevante, de forma democrática e transparente”
explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.
“Ela pode ser utilizada em temas que a organização não possui uma rede consolidada, funcionando como uma porta de entrada para os projetos, mas também como uma diretriz para o terceiro setor de tendências e subtemas estratégicos nos quais a empresa tem o desejo de contribuir. Pudemos ver isso acontecer em 2019 com os editais de Esportes, Mobilidade Urbana, LGBT+ e Longevidade”
detalha a executiva.
O edital do Itaú Unibanco deverá lançar novos editais pela plataforma Prosas, que, além de divulgá-los, auxilia empresas e governos no recebimento, avaliação e monitoramento das inscrições em suas chamadas de investimento social.
Serviço
O que: Lançamento do estudo Editais Brasil
Quando: quinta-feira, 28/05, às 18h
Onde: Canal no YouTube do Prosas: youtube.com/prosasconecta