Tempo de Leitura: 3 minutos

Desde de 2017 o Itaú Social entrou para a conversa e utiliza o Prosas para selecionar projetos para seus editais. De lá para cá já foram lançados 9 editais e mais de 1.800 inscrições foram recebidas. 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Edital Fundos da Infância e da Adolescência está com inscrições abertas pelo Prosas. De alcance nacional, a chamada convida os Conselhos de Direito da Infância e Adolescência de todo o Brasil a inscreverem seus projetos. As propostas contempladas receberão o repasse de parte do imposto de renda do Conglomerado Itaú Unibanco via Fundo da Infância e Adolescência. 

Batemos um papo com a Coordenadora de Fomento do Itaú Social, Milena Duarte, que nos contou um pouco sobre as expectativas para a edição do Edital deste ano:

Prosas: Quais são os principais objetivos do Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2019?

Milena Duarte: O objetivo do Edital é apoiar programas e projetos que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente tenham definido como prioritários em seus municípios para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os projetos que forem selecionados serão apoiados por meio de destinação de recursos aos respectivos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Prosas: Qual é expectativa para a edição desse ano?

Milena Duarte: A expectativa é de que municípios que nunca se inscreveram no Edital tenham acesso a essa informação e consigam participar do processo seletivo. Sabemos que o processo de inscrição é formativo e contribui para o amadurecimento da gestão dos Conselhos. Temos intensificado a comunicação, priorizando regiões com maior vulnerabilidade na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, numa perspectiva de democratização de acesso aos recursos do edital.

Prosas: Qual é o perfil de projetos que o Itaú Social visa apoiar?

Milena Duarte: Projetos que consigam proporcionar oportunidades de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, que fortaleçam o sistema de garantia de direitos e que contribuam para diminuição de violações. 

Prosas: Por que o Itaú Social opta por receber propostas de Conselhos ao invés de receber as propostas diretamente das instituições com projetos já aprovados pelo FIA?

Milena Duarte: Os recursos do Edital são provenientes da dedução do Imposto de Renda e legalmente só podem ser repassados para uma conta pública. Como os CMDCAs são os órgãos responsáveis pela definição das prioridades para infância e adolescência no município e responsável pelo gerenciamento da conta do Fundo, só ele pode receber o aporte financeiro.

Prosas: Esta já é a terceira edição do Edital Fundos da Infância e Adolescência lançado pelo Prosas.  Antes de adotar a plataforma, como eram feitas as inscrições?

Milena Duarte: Recebíamos as inscrições via e-mail e correio.

Prosas: O Itaú Social é parceiro do Prosas desde 2017 e desde então já foram lançados 9 editais pela plataforma. Como você avalia a experiência de utilizar o Prosas para fazer a gestão destes editais? Em quais aspectos a plataforma auxilia o Itaú Social durante o processo de seleção?

Milena Duarte: A principal vantagem da plataforma é a eliminação do uso do papel e dos custos que os municípios tinham com despesas de correio. Outra facilidade é a gestão dos documentos no processo de avaliação. A possibilidade de acompanhamento das inscrições pelos rascunhos também é uma ferramenta importante para adequação das nossas estratégias de divulgação do edital, pois conseguimos analisar quais regiões estão mais aderentes ou não nas inscrições.