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Em 2021, a B3 passou a integrar a rede de patrocinadores da Prosas, lançando seu 1º Edital de Projetos Sociais Incentivados. A chamada, feita pela plataforma de seleção da Prosas, esteve no ar durante 19 dias e contou com o recebimento de projetos de todos os estados do país. 

A B3  é a bolsa de valores do Brasil e uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo. A companhia conta com a B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado e por gerir este edital.

O propósito da B3 Social é contribuir com as reduções de desigualdades sociais no Brasil, apoiando projetos que atendam necessidades latentes das populações mais vulneráveis, principalmente com foco na educação.

A seguir, você confere quais foram os resultados dessa parceria, o motivo de a B3 ter optado pela seleção via Edital e relatos sobre a experiência com o uso da Prosas. 

Otimize o processo de seleção de projetos sociais da sua empresa.

Linhas de atuação do investimento social privado da B3

Em 2020, a B3 Social, associação responsável pelo investimento social privado da B3, passou a atuar como grantmaker, financiando bons projetos sociais e utilizando seu amplo conhecimento em gestão, impacto e mensuração de dados para atuar de forma estratégica. Isso sempre baseando suas decisões em evidências, e procurando formas de contemplar todo o Brasil.

A B3 Social tinha – e tem – como objetivo fortalecer o terceiro setor e aumentar sua capacidade conjunta de influenciar políticas públicas e promover transformações sistêmicas.

Os incentivos fiscais são uma das formas de investimento social privado presentes em sua estratégia ASG, assim como os aportes diretos. Para o ciclo de 2021, a empresa teve como expectativa iniciar um novo formato de seleção dos projetos aprovados nos diversos mecanismos fiscais para diversificar a alocação de recursos e ampliar a abrangência geográfica das ações. 

Da pesquisa à definição estratégica do Edital

Dessa busca por um novo formato de seleção de projetos sociais, nasceu um processo intenso de pesquisa e benchmarking para identificar qual seria a melhor plataforma e quem seria o parceiro estratégico que apoiaria a B3 na gestão dos patrocínios.

Após conversas com parceiros e outras empresas privadas, que também trabalhavam com investimento social via Lei de Incentivo, a B3 foi apresentada à Prosas.

Eu já conhecia a plataforma de outros canais, mas antes de decidir trazer para a B3 conversamos com empresas que já tinham trabalhado com a Prosas  para entender se seria um parceiro estratégico com capilaridade para chegar em mais estados e mais municípios e que também tivesse uma boa maturidade dos instrumentais e regulamentos. – diz Patrícia Santos, analista de investimento social da B3 Social.

Foi da confirmação positiva dessas questões que começou a relação entre Prosas e B3. 

A sugestão pela realização de editais foi feita pela própria Prosas. Isso porque o formato é uma boa prática de mercado, que prima pela seleção de iniciativas alinhadas ao negócio e aos eixos de atuação social, pela garantia de isonomia no tratamento das organizações interessadas e pela transparência dos processos, além de prever uma boa governança para todo a avaliação e decisão das projetos apoiados. Ou seja, correspondia às expectativas apresentadas pela B3

Para Patrícia, acima de tudo, “a parceria surgiu de um desejo de fazer um edital público e aberto”:

Nós trabalhamos com critérios de exigência bem altos para nossos parceiros e fornecedores. Temos uma criticidade bem forte e foi muito legal ter percebido que a Prosas também trabalha desta forma e entendeu que o objetivo da B3 é gerar o maior impacto possível na ponta e escolher as iniciativas que estivessem mais alinhadas às nossas temáticas.

Aqui na Prosas, a B3 contratou serviços para apoiar todo o processo do Edital

  • definição do recorte estratégico;
  • elaboração dos critérios de seleção e a matriz de avaliação;
  • elaboração dos instrumentos de seleção (Editais e Formulários de Inscrição);
  • pacotes de divulgação das chamadas para a rede de empreendedores sociais da Prosas; 
  • suporte técnico para esclarecimento de dúvidas aos proponentes; 
  • análise técnica dos projetos e a análise de compliance dos proponentes;
  • recomendação de projetos finalistas para a apresentação à equipe da B3 e muito mais.

Resultados obtidos pelo Edital de Projetos Sociais da B3

Durante os 19 dias em que o edital esteve aberto, entre agosto e setembro de 2021, foram recebidas 289 propostas, oriundas de todas as cinco regiões do país.

O processo foi super bem-organizado. O regulamento ficou muito claro, assim como as etapas que as organizações precisam passar. Recebemos propostas muito bem qualificadas também. Conseguimos encontrar projetos assertivos e relacionados com a nossa causa. – comentou Patrícia Santos.

As campanhas de divulgação feitas pela Prosas (no Facebook, Instagram e e-mail marketing) garantiram boa parte da visibilidade obtida pelas chamadas. Com base na informação fornecida pelos próprios proponentes no momento da inscrição, quase 80% deles indicaram ter tomado conhecimento do Edital por meio de um desses canais de divulgação da Prosas. 

A página do Edital de Projetos Sociais também foi bem visualizada, obtendo 11.253 acessos. Inclusive, mais de 70% das visualizações vieram por meio do e-mail marketing disparado pela Prosas

Entre os projetos recomendados ao final da análise técnica, foram contempladas iniciativas das regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, e os projetos escolhidos ao final pela B3 são oriundos de todas essas regiões. 

Como foi a experiência da B3 com a Prosas

Para Patrícia, esses resultados vieram de muito trabalho em equipe:

Foi fundamental contar com o apoio e experiência da Prosas. Tivemos uma relação de muita parceria, construção coletiva e disposição em ouvir as nossas necessidades. Não era algo engessado, um produto de prateleira que vem pronto.

Além dos Editais incentivados, a B3 também passou a utilizar a Prosas para seleção de projetos apoiados com recursos diretos, em chamadas privadas, com foco no financiamento de iniciativas que atuem para melhoria estrutural da educação pública brasileira. Para Patrícia, “a inscrição por meio da plataforma ajudou a centralizar e organizar as informações dos projetos propostos e documentos solicitados”. 

Para o edital deste ano, a B3 ainda conta com o apoio do Prosas para fazer a seleção de bons projetos, que contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição e para o desenvolvimento do país.

Realize a seleção e o monitoramento de projetos incentivados da sua empresa com a Prosas.