Tempo de Leitura: 2 minutos

Empreendedores(as) sociais podem se deparar com dificuldades para formulação das suas propostas, principalmente quando os editais exigem a apresentação de documentos mais detalhados. É o caso da planilha orçamentária dos projetos, um arquivo que traz a relação completa de como o dinheiro investido será gasto.

Pensando nisso, a equipe da Prosas produziu o modelo de uma planilha orçamentária, que pode ser adaptado para envio de diversas propostas de projetos sociais, e o arquivo está disponível neste artigo para download.

Mas antes: o que é o orçamento de um projeto?

O orçamento é o documento que apresenta todos os insumos necessários para a realização do projeto, levando em consideração o cronograma de atividades e os custos relacionados a cada insumo.

Veja aqui uma lista completa de itens fundamentais para elaboração de um projeto social.

Um projeto social pode demandar diferentes tipos de recursos, como a contratação de prestadores de serviços, a compra de materiais de consumo, gastos com despesas administrativas e etc. 

Para definir o orçamento do projeto, é necessário levantar todos esses custos junto aos fornecedores, equipe administrativa e financeira da organização. Dessa forma, é bem menos provável que haja imprevistos na realização do projeto.

É fundamental que tudo isso esteja bem detalhado e documentado para que seja possível alocar a verba disponível de forma organizada e ter dimensão do que já foi investido, além de quanto ainda está disponível no caixa.

Para que serve uma planilha orçamentária?

Para o patrocinador, uma planilha orçamentária serve para entender como foi pensado o planejamento financeiro para a execução das propostas, quanto será necessário para o projeto sair do papel e se a verba aprovada será bem gasta

Para os empreendedores, a planilha do orçamento é fundamental para nortear a execução da iniciativa e garantir que o dinheiro será suficiente.

Alguns patrocinadores oferecem modelos que podem ajudar no planejamento do orçamento, que será enviado junto com a proposta, mas não é o cenário de todas as chamadas. Foi por isso que a equipe da Prosas produziu um modelo próprio, que pode ser baixado clicando no link abaixo, de forma gratuita.

Clique aqui e baixe o modelo.

A Prosas também produz alguns conteúdos para ajudar na elaboração de projetos sociais. Acesse pelo Instagram, Facebook ou Linkedin.