Tempo de Leitura: 3 minutos

Confira uma seleção de 5 editais de dança do setor público divulgados na Prosas, que podem servir de exemplo para estruturar as chamadas da sua organização.

Com a Lei Aldir Blanc, aprovada em 2020, muitos gestores públicos precisaram aprender a elaborar editais de fomento para viabilizar o repasse da verba disponibilizada às suas prefeituras e secretarias de cultura.

E muitas vezes, até mesmo para os gestores mais experientes, o volume de recursos e a diversidade de editais foi um desafio, sem contar as dificuldades com estruturação do texto do chamamento

Agora, com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 para 2023, que contam com um orçamento de mais de 3 bilhões para Estados e Municípios, é provável que essas dores sejam novamente sentidas. 

Pensando nisso, reunimos 5 diferentes exemplos de editais de fomento à cultura, de variadas áreas temáticas e de diferentes órgãos/entes públicos do país, para ajudar na elaboração das chamadas públicas da sua organização. 

Saiba como a Prosas pode ajudar a sua organização a gerenciar editais de cultura!

Os Editais fazem parte da nossa Central de Editais, rede com mais de 10 mil chamadas catalogadas, que conta com editais de organizações públicas e privadas de todo o Brasil. Anualmente, são milhões de usuários acessando os Editais da Prosas em busca de financiamento para seus projetos sociais, culturais ou esportivos. 

Confira a seguir 5 exemplos de editais de fomento à dança

  1. Edital ProAc LAB 2021 – Prêmio por Histórico de Realização em Dança: Grupos, Companhias e Corpos Estáveis – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
    Local de atuação dos projetos: São Paulo
    Descrição: premiação de grupos e coletivos de produção em dança do Estado de São Paulo com ações já realizadas.
  2. Edital Conexão Cultural – Dança – Secretaria da Cultura do Estado do Maranhão
    Local de atuação dos projetos: Maranhão
    Descrição: selecionar e premiar produções artísticas na categoria Dança.
  3. Edital de Seleção de Projetos de Dança – Secretaria de Estado de Cultura de Goiás
    Local de atuação dos projetos: Goiás
    Descrição:  apoio a projetos artísticos e culturais na área da Dança.
  4. Credenciamento de Pareceristas para o Edital Solar 2022 – Fundação Cultural de Curitiba
    Local de atuação dos projetos: Curitiba – PR
    Descrição: Credenciamento de Pareceristas para composição do Grupo Técnico para análise dos projetos selecionados pelo Edital nº 075/2021 – Solar 2022, para emissão de pareceres na área de Artes Cênicas – Dança
  5. Edital de Projetos Culturais Setoriais de Dança – Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo
    Local de atuação dos projetos: Espírito Santo
    Descrição: Selecionar projetos culturais de Dança no Estado do Espírito Santo, nas áreas de Dança Clássica, Moderna, Contemporânea, Arte Acadêmica da Dança Afro Brasileira Cênica, Dança de Rua e/ou Espetáculos Mistos, em qualquer formato e conteúdo.

Veja também:

Veja como a Fundarpe otimizou a gestão de Editais com a Prosas.