Skip to content Skip to footer

2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc pode ter prazo mais curto para execução

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou o início dos pagamentos do 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Desde o dia 6 de outubro de 2025, oito estados já receberam os primeiros repasses, somando quase R$ 500 milhões transferidos. 

A PNAB é uma das principais políticas públicas de fomento à cultura no país, garantindo repasses diretos e descentralizados a estados e municípios para fortalecer ações culturais em todo o território nacional.

Prazo mais curto para execução

Um dos principais desafios deste ciclo pode ser o tempo reduzido para execução dos recursos. Se considerarmos o prazo final para aferição da execução de 30/06/26 para entrega final (assim como foi no Ciclo 1), os Estados e o Distrito Federal terão pouco mais de oito meses para executar os valores recebidos, um período consideravelmente menor que os 18 meses disponíveis no ciclo anterior.

Tecnologia e gestão para apoiar a execução

A Prosas,  govtech referência na gestão de políticas culturais e sociais, continua desenvolvendo novas soluções para apoiar estados e municípios na gestão dos recursos da PNAB. O objetivo é agilizar processos, garantir transparência e otimizar o acompanhamento da execução, facilitando o cumprimento dos prazos e das metas estabelecidas pelo Ministério da Cultura.

Acompanhe as atualizações da PNAB e outras políticas culturais nas redes da @ProsasGov.

Leave a comment