Tempo de Leitura: 4 minutos

A captação de recursos é um desafio comum a praticamente todas as organizações da sociedade civil. Muito tem se falado sobre a importância dessas organizações diversificarem as suas fontes de mobilização de recursos em prol de sua sustentabilidade. Se você é um investidor social, principalmente atuando em territórios de pequeno porte, já pode ter se deparado com um cenário em que as organizações locais são exclusivamente dependentes de suas doações.

Desde quando o Prosas foi criado, um dos principais objetivos é democratizar e organizar informações sobre oportunidades de financiamento a projetos e organizações sociais que antes se encontravam fragmentadas.

Cientes dessa nossa missão, muitos investidores sociais nos questionaram de como poderíamos ajudar as Organizações Sociais Civis (OSCs) de sua rede na captação de recursos. Recentemente, ouvimos essa demanda e criamos um serviço que acreditamos que pode contribuir com o trabalho de empreendedores e investidores sociais: o Alerta de Editais.

Como funciona o Alerta de Editais?

 

Diariamente, cadastramos mais de 5 editais no Prosas. Só em 2018 foram mais de 1.300 editais cadastrados, que selecionaram iniciativas de todo o país e das mais diversas áreas de atuação. Com este volume de oportunidades de captação, sabemos que achar a informação certa na hora que precisa pode ser algo desafiador – e perder um edital pode significar um atraso de pelo menos um ano naquela oportunidade única para a organização.

O Alerta é um serviço pago de caráter informativo e de funcionalidade simples, que amplia e direciona de maneira mais assertiva as oportunidades que se encaixam no perfil de cada projeto. Ele monitora os dados de nossa Central, filtra a publicação de novas oportunidades e envia, por e-mail, um levantamento com os editais mais alinhados às iniciativas de cada assinante.

Criamos esse serviço com intuito de fortalecer o relacionamento entre os agentes de transformação e empresas que oferecem aportes sociais. Também acreditamos que esta iniciativa pode contribuir diretamente para a descentralização das oportunidades, que circulam majoritariamente nos grandes centros urbanos.  

Sabemos que os desafios não se limitam à circulação da informação e que ainda há carências gerenciais e discrepâncias regionais entre as OSCs. No entanto, acreditamos que uma maior difusão sobre as oportunidades disponíveis faz parte de um mix de iniciativas que precisam ser feitas em prol da descentralização. Inclusive, muitos dos investidores sociais que gerem seus editais no Prosas reclamam que não recebem propostas de fora dos grandes centros urbanos, principalmente Rio e São Paulo.

Além disso, o Alerta de Editais é uma ótima alternativa para oferecer novas possibilidades de captação para as organizações que não foram selecionadas por seu edital.

Investidor social: saiba como e porque contratar o Alerta de Editais!

 

A aquisição do Alerta de Editais é bem simples: sua empresa irá adquirir um pacote de assinaturas para um grupo de entidades de sua escolha. Você pode indicar uma lista de organizações da sua rede ou definir critérios de quem será contemplado com esse serviço – por exemplo, um benefício para todas as organizações que se inscreveram no seu edital ou todos os empreendedores sociais de uma determinada região ou área de interesse.

Os e-mails do Alerta serão enviados de acordo com os temas e áreas de atuação cadastrados por cada empreendedor no Prosas. Assim que as oportunidades com aquele perfil forem cadastradas na plataforma, aquele usuário receberá uma notificação. E o melhor: os Alertas contratados pela sua empresa serão personalizados com a sua marca, e há espaço para inclusão de banners que podem levar para páginas de interesse do seu site. Com isso, sua empresa assume o protagonismo, viabilizando informações qualificadas ao mesmo tempo em que reforça o vínculo e cria um canal de comunicação com a comunidade.

Viu como é fácil? Com o Alerta de Editais, você investe na sustentabilidade das organizações da sua rede e fortalece sua comunicação com o Setor Social.