Tempo de Leitura: 6 minutos

O que é o BIP?

O BIP é o Banco de Incentivados da Prosas, maior plataforma do Brasil para captação de recursos de projetos sociais, que tem como objetivo otimizar e facilitar a seleção e o patrocínio de projetos sociais, culturais e esportivos para serem apresentados a potenciais investidores sociais.

A seguir você encontra mais informações sobre o BIP.

Plataforma gratuita para empreendedores

A inscrição de projetos é totalmente gratuita, e, mesmo em caso do projeto ser selecionado pelas empresas por meio do BIP, não serão cobrados valores referentes à captação de recursos ou quaisquer outras taxas.

Cadastrando seu projeto você tem maiores chances de conseguir patrocínio!

Conseguir patrocínio para seu projeto exige muito esforço e persistência! Cadastrando no BIP, seu projeto fica disponível para a rede de patrocinadores parceiros da Prosas e, desta forma, ganha maior visibilidade e maiores chances de sucesso na captação de recursos.

A Prosas possui uma equipe composta por especialistas na área de investimento social que irão analisar os projetos para segmentá-los em públicos e temáticas de interesse. Dessa forma, aumentamos as chances de conexão entre proponentes e patrocinadores.

Quem pode se cadastrar?

Poderão se inscrever empreendedores de todo o Brasil que possuem projetos aprovados em mecanismos federais de incentivo fiscal.

Cadastre seu projeto em nossos bancos:

BIP Cultura: Projetos aprovados na Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura.

BIP Esporte: Projetos aprovados na Lei Federal do Esporte.

BIP FIA: Projetos aprovados no Fundo da Infância e Adolescência.

BIP Fundo do Idoso: Projetos aprovados no Fundo do Idoso.

Os empreendedores cadastrados receberão, periodicamente, informações sobre o status do seu projeto no BIP, com informações referentes à visibilidade e à participação de sua iniciativa.

Tenha oportunidade de financiamento durante todo o ano!

O Banco de Incentivados da Prosas permanecerá aberto o ano todo, com ciclos de rodadas para serem efetuadas as inscrições.

Faça sua inscrição através da plataforma da Prosas

Você poderá preencher o formulário de inscrição em etapas, caso prefira. Não precisa fazer toda a inscrição de uma só vez, você pode salvar seu rascunho até decidir enviar.

Não perca essa oportunidade!

Para saber mais sobre o BIP, acesse: https://bip.prosas.com.br/

Sobre a Prosas:

A Prosas é uma plataforma para seleção e monitoramento de projetos de impacto socioambiental. Criada em 2015, a Prosas se tornou a maior plataforma do Brasil para captação de recursos para projetos sociais. Com a plataforma, os patrocinadores conseguem divulgar, gerenciar e monitorar seus editais, enquanto empreendedores sociais podem encontrar oportunidades de financiamento para seus projetos.

Até hoje, a Prosas foi utilizada para a gestão de mais de 1.000 editais, que representaram mais de R$1 bilhão investidos no setor social, além de ter divulgado mais de 10.600 oportunidades na Central de Editais.

Perguntas frequentes:

Onde faço a inscrição do meu projeto?

A inscrição no BIP deverá ser realizada via endereço eletrônico: https://bip.prosas.com.br. Fique atento! Para cada mecanismo fiscal há um formulário específico do BIP.

Há algum custo para participar do BIP?

A inscrição no BIP é totalmente gratuita e deverá ser realizada somente através da Plataforma Prosas via endereço eletrônico: https://bip.prosas.com.br/. Não serão cobrados dos empreendedores sociais valores referentes à captação de recursos ou quaisquer outras taxas, mesmo quando o projeto for patrocinado via BIP.

O meu projeto está cadastrado em outros bancos, posso me cadastrar no BIP?

Sim, você pode se inscrever no BIP mesmo estando cadastrado em outros bancos de projetos.

Já fui aprovado em um edital da Prosas, posso me inscrever no BIP?

Sim, você pode cadastrar seu projeto caso não tenha conseguido o aporte financeiro completo. O importante é que o seu projeto esteja previamente aprovado e apto à captação de recursos em um dos mecanismos fiscais: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo da Infância e Adolescência ou Fundo do Idoso.

Posso cadastrar mais de um projeto no BIP?

Não há limite de projetos a serem cadastrados. Um único empreendedor pode cadastrar vários projetos desde que os projetos estejam previamente aprovados e aptos à captação de recursos em um dos seguintes mecanismos fiscais: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo da Infância e Adolescência ou Fundo do Idoso.

O que acontece com o meu projeto depois que ele é cadastrado no BIP?

Os projetos cadastrados no BIP serão apresentados a investidores sociais a partir de categorias de apoio relacionadas com a sua estratégia de patrocínio. Portanto, depois de cadastrado, o seu projeto poderá ser visualizado por diversos potenciais patrocinadores.

Cadastrando o meu projeto no BIP eu vou conseguir patrocínio?

Cadastrar o projeto não garante a captação de recursos, mas dá maior visibilidade do projeto a patrocinadores, aumentando as chances de patrocínio.

Posso preencher o formulário de inscrições em etapas?

Sim, você pode preencher o formulário de inscrição em etapas, caso prefira. Para isso, deverá salvar periodicamente os dados já inseridos clicando no botão “Salvar rascunho” na página do formulário de inscrição, para posterior finalização.

Fiz o login e senha na plataforma Prosas, já estou participando?

A validação da inscrição somente ocorrerá mediante o preenchimento de todas as questões obrigatórias do formulário do BIP e envio dos documentos exigidos pelo regulamento.

Como sei se que meu projeto foi cadastrado?
Todo empreendedor cujo projeto foi efetivamente inscrito para o BIP receberá um e-mail de confirmação da Prosas e poderá checar essa informação na página “minhas propostas”, acessível a partir do menu no canto superior direito do perfil de empreendedor.

É possível fazer alguma modificação nas informações após a finalização da inscrição?
Não, após o envio da inscrição não serão aceitas complementações, modificações ou substituições de dados e anexos. No entanto, caso seja necessário, poderão ser solicitadas informações extras ou complementos via diligências pela Prosas ou Investidor Social interessado no projeto.

Vou receber feedbacks do meu projeto?

Os empreendedores cadastrados receberão, periodicamente, informações sobre o status do seu projeto no BIP, com informações referentes à visibilidade e à participação de sua iniciativa em processos seletivos de investidores sociais parceiros da Prosas.

Por que não são aceitos projetos aprovados na Lei Audiovisual ou em  mecanismos estaduais de incentivo?

Por ora o BIP receberá projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso. No entanto, futuramente, a Prosas deverá incluir no BIP novos mecanismos e leis de incentivos fiscais.

Onde vejo os resultados do BIP?

Resultados do BIP poderão ser visualizados a partir de janeiro de 2023 no site: https://bip.prosas.com.br/

Acesse o regulamento completo: https://bip.prosas.com.br/assets/files/Regulamento%20BIP.pdf

Ainda possui dúvidas? Envie e- mail para [email protected] 

Para esclarecimentos de dúvidas técnicas sobre a plataforma Prosas, envie e-mail para [email protected]