

- Por: Prosas
- Publicado em: 3 de agosto de 2017 | Atualizado em: 7 de fevereiro de 2025
3 meses em 3 semanas: SulAmérica e a otimização do investimento social.
A SulAmérica é o maior grupo segurador independente do Brasil e um dos 30 maiores investidores com incentivos fiscais na área social do país. Em 2019, lançou a 11ª edição de seu edital para seleção de projetos por meio dos incentivos fiscais do PRONON, PRONAS/PCD, Fundo do Idoso e Fundo para Infância e Adolescência.
Desde a sétima edição, em 2015, a SulAmérica utiliza a Prosas para a gestão do processo seletivo. Apesar de estarem entre os maiores investidores sociais do país, a SulAmérica conta com uma equipe enxuta para tratar dos editais e até 2015 recebia todos as inscrições via e-mail. Fazer download e organizar todos estes arquivos e informações em planilhas era um trabalho exaustivamente longo. Ao todo, esse processo chegava a levar mais de 3 meses!
A combinação de um grande investimento social – mais de R$ 22 milhões distribuídos nos anos anteriores – e uma equipe reduzida demandava atenção e foi aí que a SulAmérica descobriu a Prosas, uma solução para tornar mais eficiente o processo de seleção de projetos para investimento social.
A decisão de adotar uma plataforma digital
A opção de usar a Prosas em 2015, uma plataforma digital lançada naquele ano, partiu de Tainá Braga, consultora de Sustentabilidade da SulAmérica e responsável pela condução do edital.
“A SulAmérica apostou na Prosas por ser uma iniciativa inovadora e nova no mercado. Para democratizar e dar mais transparência ao nosso processo, quisemos pensar em algo fora da caixa, que não só otimizasse o tempo, mas alcançasse resultados que dariam mais destaque a essa ação. Somado a isso, queríamos também criar escala para o nosso investimento social, e foi o que enxergamos como oportunidade na proposta da Prosas.” Tainá Braga
Utilizar a Prosas permitiu melhorias do processo em diversas frentes:
As vantagens de digitalizar o processo
Aliando-se à Prosas, a SulAmérica conseguiu reduzir o processo de seu edital de 3 meses para 3 semanas. Foram duas semanas para que as instituições enviassem suas propostas e uma semana para avaliação por um comitê interno.
Excluiu-se do processo a necessidade de consolidar todas as respostas num único arquivo, antes feita manualmente, e de conferir e-mail por e-mail se todos os documentos obrigatórios, necessários para a validação interna e pagamentos pelo financeiro, haviam sido enviados. Além de tornar todo o processo mais eficiente, a SulAmérica alcançou os seus principais objetivos já no primeiro ano de parceria com a Prosas:
- Ampliar o número de inscrições: foram 125 inscritos, o que representa um crescimento de 66% em relação ao edital anterior;
- Ampliar o número de inscritos fora do eixo RJ-SP: historicamente, a SulAmérica, uma empresa de atuação nacional e líder em seu mercado, recebia muitas inscrições de proponentes de RJ e SP;
- Ampliar a transparência do processo de seleção e divulgação do apoio a projetos sociais por meio de incentivos fiscais.
A prosa que se tornou relacionamento estável
Com o resultado positivo dessa experiência, a SulAmérica vem utilizando a Prosas em todos os anos, até 2019 – a cada ano se beneficiando de uma versão atualizada da plataforma, com novas funcionalidades para tornar ainda mais eficiente o processo.
Desde 2015, a empresa se utiliza de uma vantagem que a Prosas tem a oferecer: o efeito rede. Nos quatro anos de diferença entre o primeiro e o último edital, várias chamadas de projetos de outras empresas e governos foram gerenciados pela plataforma.
Com isso, a rede da Prosas passou de 600 para mais de 210.000 empreendedores ao longo de 10 anos. Além disso, todas as entidades que se inscreveram nos editais anteriores já tinham seus perfis criados na plataforma e precisaram apenas preencher os novos questionários criado pela SulAmérica.

Ao longo do período, a empresa pode também utilizar novas funcionalidades, como a ferramenta de compliance que permite analisar os documentos institucionais de forma mais rápida e conferindo segurança ao processo.
Devido aos avanços na Prosas e à representatividade que o edital da SulAmérica ganhou no cenário nacional, as inscrições subiram de 2015 para 2016 para 212 propostas, uma ampliação de quase 70% frente ao ano anterior.
Tainá Braga, responsável pelo processo de investimento social da SulAmérica, relata um pouco de sua experiência com a plataforma:
“Minha experiência com a Prosas foi ótima. Facilitou muito a organização do edital a apoio a projetos sociais da SulAmérica, dando agilidade ao processo, transparência e novas inscrições. Estão de parabéns pela plataforma.”
Confira na íntegra o depoimento de Tainá Braga:
Uma história de quase cinco anos
Até o início de 2020, a SulAmérica havia lançado 5 editais por meio da Prosas, tendo recebido 833 propostas ao longo do período.
Em 2019, a equipe da Prosas ainda contribuiu pela primeira vez com o processo de avaliação técnica e documental das propostas. Desta forma, agregamos nosso conhecimento técnico sobre incentivos fiscais ao conhecimento da equipe da SulAmérica sobre a área de saúde e do próprio negócio.
A Prosas tem orgulho de ter a SulAmérica como uma de suas primeiras clientes. Somado a isso, temos a satisfação de, ao longo de cinco anos, potencializar com o impacto social gerado pela empresa na área da saúde em todo território nacional!