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Preparamos um artigo apresentando uma série de critérios técnicos utilizados aqui na Prosas, nos mais de 50 editais gerenciados pela nossa consultoria, para avaliar propostas de projetos sociais, culturais e esportivos. 

A definição dos critérios, que variam de acordo com cada edital e seus objetivos, deve ser realizada a partir das políticas e estratégias de investimento social das empresas, garantindo assim  uma seleção de projetos mais qualificada e alinhada aos objetivos e impactos pretendidos. 

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Na prática, a verificação da correspondência dos projetos aos critérios do edital é feita por meio da análise das respostas dos formulários de inscrição ou demais documentos apresentados pelos proponentes.

Sendo assim, é importante definir os critérios de avaliação antes ou durante a elaboração do regulamento do Edital, pois isso facilita e norteia a criação dos formulários de inscrição, para que sejam recebidas as informações necessárias para avaliação dos critérios.

Agora, confira os tipos de critérios utilizados pela nossa equipe de Consultoria em processos de seleção dos maiores investidores sociais do país

Para facilitar, disponibilizamos algumas perguntas que podem ser direcionadas aos proponentes e reflexões que a equipe gestora do edital pode fazer para verificar a aderência das propostas aos critérios estabelecidos pelo edital. 

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Critérios eliminatórios

Antes da análise técnica aprofundada, é necessário verificar se os projetos correspondem aos critérios eliminatórios. Ou seja, às regras básicas do regulamento.

Eles garantem a integridade do edital, já que permitem a continuidade no processo de avaliação apenas de propostas que cumpram os requisitos mínimos do regulamento, como: a área de atuação, características, objetivos e localização dos projetos. 

Veja exemplos: 

  • Se o edital só abrange projetos de uma determinada localidade, propostas de outras regiões devem ser eliminadas; 
  • Se o regulamento não permite a participação de pessoas físicas, propostas desse público devem ser cortadas; 
  • Se o regulamento diz só considerar propostas cujo objetivo principal seja uma linguagem específica (cultura, esporte e etc.), propostas que não tenham essa temática devem ser eliminadas. 

Dessa forma, sua empresa só avalia com critérios técnicos apenas as propostas que cumprem as premissas básicas e de habilitação do regulamento de seu edital e ainda poupa tempo.

Critérios Classificatórios

Após a análise dos critérios eliminatórios, é momento de avançar para os critérios classificatórios, que avaliam qualitativamente os projetos. 

Nessa fase, existem critérios focados em avaliar os proponentes e/ou as propostas dos projetos. Veja a seguir!

Critérios com foco no proponente

Existem variados tipos de critérios e cada um deles serve para um objetivo diferente. 

Os critérios focados no proponente, como o próprio nome já diz, se encarregam de avaliar características de quem propõe o projeto – uma pessoa física ou jurídica, independente ou de uma organização social. Também existem critérios focados no projeto, que seguem a mesma lógica: são responsáveis pela análise da proposta que foi submetida, ou seja, projeto em si.

Vale ressaltar que alguns critérios podem servir tanto para análise do proponente quanto do projeto.

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E ainda, mesmo que seu edital tenha como foco o apoio de projetos, é sempre importante conhecer e avaliar o proponente da iniciativa, principalmente em chamadas cujo foco seja um apoio institucional (como uma premiação, reconhecimento de boas práticas e organizações).

Listamos uma série de perguntas para serem inseridas no formulário de inscrição, cujas respostas servem para avaliar os proponentes dos projetos. 

Separamos os critérios em: “Capacidade do proponente”, “Critério de excelência”, “Potencial de mobilização” e “Sustentabilidade financeira do proponente”:

Perguntas para avaliar o critério “Capacidade do proponente”

  • Possui experiência na temática?
  • Já executou algum projeto ou atividade semelhante ao do objeto do edital?
  • Quais os prêmios e/ou reconhecimentos públicos recebidos?
  • Quais os principais números e conquistas?
  • Já atua ou demonstra conhecimento sobre o território em que pretende atuar? E, qual o histórico nesse território?
  • Existem parceiros da sua organização? Eles são relevantes?
  • No caso de apoio a projetos incentivados: possui experiência com leis de incentivo?

Perguntas para avaliar o critério “Critério de excelência”

  • Sua organização faz e publica relatório de atividades?
  • Possui boa comunicação com público interno e externo em seu site e redes sociais?
  • Realiza planejamento estratégico?
  • Possui Regimento Interno?
  • Possui Conselho Fiscal?
  • Passa por auditoria externa anualmente?
  • Divulga seus balanços financeiros e prestação de contas?
  • Publica os nomes de seus dirigentes?

Perguntas para avaliar o critério “Potencial de mobilização”

  • Qual o histórico de ações e qual a relação com o território de atuação e/ou público-alvo?
  • Participa de redes, conselhos, fóruns locais e/ou da temática?
  • Se comunica com seus beneficiários?
  • Possui sites e redes sociais? Eles são continuamente atualizados?
  • Como pretende mobilizar o público?
  • Quais as ações de comunicação previstas?
  • Quais os critérios de seleção dos beneficiários?

Perguntas para avaliar o critério “Sustentabilidade financeira do proponente”

  • Quais as fontes de financiamento da organização?
  • Quem são seus outros financiadores?
  • A organização possui área de captação de recursos?
  • Quem são seus parceiros institucionais?
  • Sua organização gera recursos (venda de produtos e serviços, eventos, aplicações financeiras etc.)?
  • Como a organização pretende continuar o projeto, com o fim de uma possível parceria com o patrocinador;

De forma complementar, é possível solicitar o DRE do último (ou dois últimos anos) do proponente ou perguntar sobre o resultado financeiro da organização.

O critério também pode ter foco na análise do projeto e verificar se ele apresenta características de legado, como aquisição de equipamentos e materiais permanentes, formação e capacitação de multiplicadores, transferência de conhecimento e demais características relacionadas.

Critérios com foco na proposta 

Os critérios focados na proposta, como o próprio nome já diz, são responsáveis pela análise da que foi apresentada na proposta do projeto.

Confira a seguir alguns critérios com foco na proposta, que podem ser utilizados para avaliar as inscrições recebidas pelo seu edital.

Viabilidade técnica e operacional:

É importante que haja no momento da avaliação um critério que permita analisar a viabilidade técnica da proposta. Para isso, pode-se perguntar:

  • Qual o objetivo do projeto?
  • Quais são as atividades propostas?
  • Qual o tempo de duração do projeto?
  • Qual o público beneficiado?
  • Quais os resultados esperados?
  • Qual o cronograma de execução?
  • Como é estruturada a equipe envolvida?

Viabilidade financeira

Esse critério pode ser verificado por meio da análise do orçamento proposto: se os valores estão dentro do praticado no mercado e se as rubricas apresentadas estão de acordo com o escopo da proposta e as atividades planejadas.

Potencial de impacto/relevância

Quando falamos de projetos, muitas empresas querem avaliar qual o impacto e a relevância da proposta. Para isso, é importante observar:

  • A adequação da proposta ao público beneficiado;
  • A quantidade de pessoas beneficiadas direta e indiretamente;
  • Se o projeto apresenta indicadores e metas e se são adequados aos objetivos pretendidos ;
  • Se há acompanhamento dos beneficiários;
  • Se faz sentido para a realidade do local de execução;
  • Se as ações propostas e os resultados esperados são mais estruturais (maior potencial de mudança de paradigma/realidade) e menos pontuais etc.

A depender da estratégia da empresa, o cálculo de custo-benefício (valor do projeto/número de beneficiados) pode ser um parâmetro. Porém este é um critério no qual recomendamos uma avaliação mais técnica, qualificada e cuidadosa da proposta.

Adequação à(s) temática(s): 

Mesmo com a etapa eliminatória do início do processo, é importante colocar um critério técnico que permita classificar, de forma qualitativa, o enquadramento do projeto à temática do edital.  

Uma alternativa que facilita esse processo é atribuir pontuações maiores para a proposta que é mais alinhada estrategicamente, já que pode existir mais de um projeto que trabalhe bem a temática do edital.

Por exemplo: dois projetos inscritos no seu edital podem ser focados na temática “esportes”, mas um deles pode ter como foco uma área dentro da temática “esportes” que corresponde mais ao que seu processo seletivo está buscando. Sendo assim, os dois pontuam, mas o que abrange mais o objetivo da sua chamada recebe uma nota maior. É importante, portanto, que sejam previstos junto com os critérios escalas de pontuação, com base em conceitos claros.

Monitoramento e avaliação de resultados

Esse critério avalia como as organizações pretendem monitorar os resultados dos projetos. Ele é mais indicado para empresas que já têm (ou pretendem realizar) um processo estruturado de acompanhamento da execução das propostas.

Podem entrar nessa avaliação:

  • os resultados esperados;
  • quais indicadores e metas serão acompanhados durante a execução;
  • com quais ferramentas, equipe e periodicidade a organização pretende fazer isso;
  • qual o histórico da organização no monitoramento dos projetos;
  • quais resultados, números, indicadores foram consolidados ao longo da inscrição.

No geral, ter critérios classificatórios permite atribuir melhores notas e classificações a projetos mais adequados à estratégia de investimento social das empresas.

Mais exemplos de critérios classificatórios

Anteriormente, foram apresentados alguns critérios utilizados pela Equipe da Prosas, mas também há vários outros, que medem temas como:

  • Criatividade e inovação do projeto;
  • Promoção de diversidade;
  • Voluntariado de colaboradores;
  • Contrapartidas para o patrocinador / visibilidade de marca;
  • Trabalho em rede / parcerias;
  • Alinhamento com ODS e muito mais.

É importante relembrar que a definição dos critérios depende da estratégia e dos objetivos do Edital.

Avalie automaticamente os critérios do seu edital 

Com a Ferramenta de Seleção da Prosas, sua empresa cria formulários inteligentes para recebimento de inscrições e avaliação de propostas de projetos. É possível atribuir notas automáticas às respostas quantitativas, de acordo com os critérios definidos pelo seu edital. 

Com ela, é possível:

  • estabelecer uma nota de corte; 
  • classificar por ordem crescente ou decrescente as propostas de acordo com a pontuação automática definida;
  • reprovar em grande quantidade as propostas cujas notas estão abaixo da nota de corte estabelecida;
  • E muito mais!

Realize toda a gestão dos Editais da sua empresa na Prosas e otimize o processo de seleção!

Redação: Ana Clara Leite, Gerente de Consultoria em Investimento Social.