Tempo de Leitura: 4 minutos

A Prosas tem a missão de fazer a ponte entre os empreendedores sociais que buscam financiamentos para os seus projetos e as empresas e órgãos públicos que querem investir em iniciativas sociais. Em nossa plataforma, é possível criar o perfil nas categorias Cidadão, Empreendedor e Patrocinador. Mas, afinal, qual é a diferença entre os perfis e qual você deve escolher na hora de se cadastrar?

Quais são as características dos perfis cidadão, empreendedor social e patrocinador?

O Cidadão é o cadastro inicial e o perfil geral de todos que fazem parte da plataforma. É a partir dele que você cria um novo perfil de Empreendedor e de Patrocinador, ou se vincula a um, quando já há um perfil existente. No entanto, para o primeiro acesso, você pode escolher diretamente o perfil Empreendedor ou Patrocinador, pois assim o Cidadão será gerado automaticamente. 

Já o Empreendedor é voltado para pessoas ou instituições que possuem projetos e buscam por apoio financeiro, como as organizações de sociedade civil (OSCs), os agentes culturais, coletivos, produtores e qualquer iniciativa de mobilização social. 

O Patrocinador, por sua vez, é destinado para os que investem diretamente em projetos sociais, seja com recursos próprios, leis de incentivo ou de fomento. A cargo de exemplo estão as empresas privadas,  institutos e fundações, ou órgãos governamentais. Os que se cadastram na categoria Patrocinador não estão buscando patrocínio, e, sim, iniciativas sociais para apoiar.

Quando devo me cadastrar como pessoa física ou pessoa jurídica na plataforma Prosas?

Antes de tudo, você precisa entender o que é pessoa física e pessoa jurídica. 

Pessoa física pode ser qualquer indivíduo, independentemente de possuir ou não o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Essa categoria nos acompanha desde o momento do nosso nascimento.

Por outro lado, a pessoa jurídica determina uma entidade e organiza grupos de pessoas, instituições ou entidades, como as empresas.

Cada edital vai definir qual tipo de pessoa (física ou jurídica) poderá se inscrever, mas somente pessoas jurídicas podem ser patrocinadoras.

Lembrando que para criar um perfil de empreendedor não é necessário ser uma pessoa física.

Posso criar o perfil Empreendedor nas duas modalidades (pessoa física e jurídica)?

Ao realizar o cadastro inicial, também conhecido como Cidadão, você pode criar quantos perfis de Empreendedor você quiser e atribuir um CPF ou CNPJ diferente para cada um deles. 

Mas, atenção! Se você só atualizar o perfil de pessoa física para jurídica, ou o contrário, os dados das propostas já enviadas também serão atualizados. Desta forma, há o risco de eliminação nos editais anteriores. Portanto, mantenha sempre separados os perfis Empreendedores de pessoa física e jurídica na categoria Cidadão.

Qual modalidade eu devo escolher para MEI?

Os Microempreendedores Individuais (MEI) devem se inscrever na modalidade “pessoa jurídica com fins lucrativos”. 

Como eu faço para criar o meu perfil na plataforma?

Agora que você já sabe os diferentes perfis de usuários da Prosas, vamos ao passo a passo da criação de um perfil na plataforma.

Para iniciar, acesse o site da Prosas e clique no botão “cadastre-se”, no canto superior direito.  

Depois escolha a categoria Empreendedor ou Patrocinador.

Após clicar no perfil desejado, preencha todos os campos do formulário corretamente e clique em “Finalizar”.

Sempre que precisar criar um novo perfil, você deve voltar para o seu perfil de Cidadão. Para acessá-lo, clique no menu do canto superior direito ao lado da sua imagem de perfil e selecione a opção “Alterar perfil”. Logo após, aparecerão ao lado todos os seus perfis criados, inclusive o do Cidadão.

Além disso, na página do seu perfil de Cidadão, todos os perfis já criados ficam disponíveis no canto inferior esquerdo, logo abaixo do botão “Atualizar meu cadastro”. 

Para esclarecer dúvidas ou relatar problemas com o uso da plataforma da Prosas, entre em contato com o time de Suporte, pelo endereço de e-mail [email protected]. O horário de atendimento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.