Tempo de Leitura: 3 minutos

Com a liberação dos repasses da Lei Paulo Gustavo (LPG) aos estados e municípios, por meio do Ministério da Cultura, os gestores públicos estão diante da segunda fase: elaborar editais de fomento à cultura assertivos e em conformidade com as diretrizes da Lei.

Apesar destes profissionais já terem elaborado os editais da Lei Aldir Blanc, aprovada em 2020, a criação das minutas que irão organizar a seleção de propostas nos estados e municípios encontra novas variantes.

O volume de recursos, a diversidade de áreas culturais abarcadas, as possibilidades de distribuir entre ações de fomento, premiação e bolsas, além de outras especificidades da Lei, são alguns dos pontos que preocupam os gestores na hora de criar e operacionalizar os editais de chamamento público.

E, como 70% dos R$3,8 bilhões destinados pela LPG são voltados para o investimento no setor de audiovisual, reunimos 5 exemplos de editais de execução de ações culturais nessa temática, que foram divulgados na Prosas.

Eles estão cadastrados na Central de Editais, que é uma rede com mais de 10 mil oportunidades catalogadas de instituições públicas e privadas. Todo ano, milhões de empreendedores sociais acessam editais pela Prosas, a fim de encontrar financiamento para seus projetos sociais, ambientais, culturais ou esportivos.

Veja como a Prosas pode auxiliar o seu órgão na criação dos editais!

5 Exemplos de Editais de Fomento ao Audiovisual

  1. Festival de Cinema de Concórdia – Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
    Local de atuação dos projetos: Concórdia – SC.
    Descrição: Seleção de projetos audiovisuais independentes para divulgação e promoção do acesso à cultura em Concórdia, bem como para gerar oportunidades de emprego aos produtores audiovisuais.
  2. Produção Audiovisual do Espírito Santo – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
    Local de atuação dos projetos: Espírito Santo.
    Descrição: Seleção de projetos audiovisuais com a finalidade de promover a profissionalização dos atuantes na área e o fortalecimento do mercado audiovisual.
  3. 23° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Fica 2022 – Secretaria de Estado de Cultura de Goiás
    Local de atuação dos projetos: Goiás.
    Descrição: Seleção de projetos para divulgação, exibição e premiação de obras audiovisuais.
  4. BH nas Telas 2022 Fundo Municipal de Cultura – Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte
    Local de atuação dos projetos: Belo Horizonte – MG.
    Descrição: Seleção de projetos audiovisuais para apoio e fomento à cultura.
  5. Produção Audiovisual Jair Rangel “Pistolino” – Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia
    Local de atuação dos projetos: Rondônia.
    Descrição: Seleção de projetos audiovisuais para fomentar a cadeia cultural no estado de Rondônia, por meio do subsídio emergencial da Lei Aldir Blanc.

Além desse conteúdo, a Prosas, em parceria com o IBDCult, está oferecendo uma Formação Continuada em Fomento Cultural para gestores culturais de todo o Brasil. Os gestores inscritos na formação têm acesso a aulas e conteúdo com foco na operacionalização das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Na plataforma do curso disponibilizamos uma lista com outros 50 exemplos de editais com foco em Audiovisual, além de um espaço para debate e resolução de dúvidas sobre tudo que envolve o fomento à cultura.

O primeiro módulo do curso continuará com aulas gratuitas durante todo o mês de agosto. Não perca tempo, faça a sua inscrição agora mesmo!

Veja também: