Tempo de Leitura: 4 minutos

“Serão 4 encontros on-line e com certificado promovidos durante os meses de agosto e setembro, focados na elaboração de editais para seleção de propostas pela PNAB”.

O setor cultural Brasileiro receberá o maior investimento direto da história, graças à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Serão R$15 bilhões de recursos destinados aos Estados e Municípios com o objetivo de impulsionar ações em todo Brasil até 2027. Para apoiar os gestores públicos culturais na elaboração dos editais durante a execução do recurso, a Prosas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), lançará o curso gratuito Imersão em Gestão de Editais Aplicados à PNAB

Durante as semanas dos meses de agosto e setembro, os representantes dos órgãos públicos municipais e estaduais responsáveis pela execução da Política Nacional Aldir Blanc terão oportunidade de imergir em uma jornada de conhecimento online com profissionais renomados da área de direito cultural e gestão de editais, Vitor Studart, Ana Beatriz Moura e Thiago Alvim. 

Os 4 encontros semanais trabalharão os seguintes focos: Os paradigmas legais do fomento cultural, sob a perspectiva da PNAB; Oficina de elaboração de editais culturais;  Aprendizados práticos com a operacionalização de editais culturais da Lei Paulo Gustavo, com estratégias e ferramentas para ganho de eficiência; e um debate sobre a execução, monitoramento e prestação de contas em editais culturais.

As aulas ocorrerão nos dias 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro, das 19h às 20h30.

Segundo o sócio-fundador e diretor executivo da Prosas, Thiago Alvim, o curso é uma oportunidade para que os gestores culturais esclareçam suas dúvidas e tenham mais segurança ao elaborar os editais da PNAB.

 “Os aspetos jurídicos são um desafio para os gestores públicos na hora de escolher as ferramentas de execução do recurso. São diversos entraves que devem ser considerados ao elaborar um edital de chamamento público, e isso gera muitas dúvidas e também insegurança. Com essa imersão, queremos que esses gestores tenham acesso a informações fundamentais para esse processo de seleção dos projetos culturais, e desta forma garantir que o recurso chegue nas mãos dos produtores culturais”, afirma o CEO.

O vice-presidente da comissão de cultura da OAB-CE e Membro do IBDCult, Vitor Studart, comenta sobre o curso.

“A iniciativa contará com aulas semanais inteiramente focadas em gestão de editais com dicas e oficinas para construção destes editais. O curso será rápido, objetivo e dinâmico, mas com muitas informações importantes sobre esse tema que se mostra cada vez mais relevante no âmbito da gestão pública da cultura.”, ressalta o advogado.

Os gestores públicos da cultura interessados em participar do curso devem realizar a inscrição pelo site.

A Imersão em Gestão de Editais Aplicados à PNAB não é a primeira iniciativa para capacitação de gestores públicos da Prosas e do IBDCult. Entre os meses de junho e agosto de 2023, foi desenvolvida a 1ª edição do Programa de Formação Continuada em Fomento Cultural, com 6 aulas gratuitas e 121 participantes.

O Programa de Formação Continuada em Fomento Cultural oferece aos participantes as competências e orientações necessárias para operacionalização dos recursos das leis de fomento, de uma forma mais prática e atualizada conforme o cronograma do Ministério da Cultura

Além do conhecimento teórico, durante as aulas são trabalhados temas emergentes na prática, em formato de oficinas, a partir dos desafios vivenciados pelos participantes no dia a dia.

Neste mês de julho encerrará a segunda turma, com uma grade completa de 24 aulas online e 49 participantes.

Como promover editais de chamamento público eficientes com ajuda da tecnologia

Sobre a Prosas

A Prosas é uma empresa de tecnologia focada em gestão de editais e prestação de contas de projetos, com uma rede de mais de 220 mil usuários em todo o Brasil. A plataforma resolve desafios na seleção e na prestação de contas de iniciativas sociais para empresas, organizações públicas, institutos e fundações.

Em 2023, foi listada como destaque na lista de scaleups do ranking da 100 Open Startups e recebeu investimento do Fundo GovTech, gerido pela KPTL em parceria com a Cedro Capital.

Para saber mais sobre a Prosas acesse o site.

Sobre IBDCult 

O Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult reúne atores importantes da cultura, engajados com a defesa dos direitos do setor desde 2014. 

Com cursos online, livros publicados, apoio a eventos, realização de seminários, oficinas, encontros e atuação ativa no debate e defesa dos Direitos Culturais, o IBDCult cresce a cada ano cumprindo sua missão institucional de ser o maior agregador de estudiosos, pesquisadores, trabalhadores e entusiastas dos Direitos Culturais do Brasil.

Saiba mais sobre o IBDCult no site da instituição.