

- Por: Prosas
- Publicado em: 22 de outubro de 2018 | Atualizado em: 11 de fevereiro de 2025
O compliance garante transparência e segurança nos processos de doações e patrocínios, fortalecendo a governança no investimento social.
O investimento social vem crescendo há alguns anos e, com a pandemia, o aumento de doações se intensificou, graças, entre outros motivos, aos esforços das empresas e organizações para combater os efeitos negativos da crise sanitária. Esse cenário significou um aumento das demandas sociais para que as empresas comecem a fazer investimento social ou para que estruturem cada vez melhor seus processos de investimento social a partir das primeiras iniciativas de doação que surgiram no âmbito da Covid-19.
Com essa realidade, foi necessário adaptar as práticas de compliance, que garantem a transparência nos processos de investimento social.
Neste artigo, vamos explicar o que é o compliance e como ele pode conferir mais clareza aos processos de doações e patrocínios. Ainda, traremos uma alternativa tecnológica para a realização do compliance de forma rápida e facilitada e também como os editais se beneficiam dessa prática.
O que é o compliance?
As exigências por melhorias nos processos de governança no ambiente empresarial demandam cada vez mais mecanismos que tragam clareza, segurança e, consecutivamente, agreguem idoneidade aos procedimentos adotados, por exemplo, de repasses financeiros a organizações e/ou projetos sociais.
Entre os objetivos que mais orientam as estratégias de comunicação dos investidores sociais se destacam: dar visibilidade às iniciativas (92%), sensibilizar para causas (87%) e garantir maior transparência às iniciativas (83%).
Fonte: Censo Gife 2020
A partir do compliance, os investidores sociais conseguem mostrar sua integridade e pautar suas relações com os stakeholders e beneficiários na confiança. Essas atitudes abrangem todas as áreas das corporações, inclusive aquelas que tradicionalmente cuidam de processos de patrocínios e doações. Por esses motivos, mais do que nunca, estamos vivendo em tempos de grande relevância do tema compliance dentro das corporações.
Doações, patrocínios e compliance: como essas práticas se relacionam?
A transparência e o controle são dois dos aspectos mais importantes de um programa de compliance. Antes, as empresas realizavam os processos de patrocínio e doações de maneira informal e sem procedimentos de controle e registro.
Mas, com o passar do tempo, aconteceram transformações necessárias para minimizar as falhas nos processos de destinação de recursos.Uma das principais mudanças, observadas com a inserção de programas de compliance nas empresas e organizações, é o aumento da rigorosidade dos investidores sociais quanto aos documentos solicitados aos proponentes – não só a documentação da pessoa jurídica, mas também dos representantes legais e dirigentes das organizações. Esse procedimento é necessário para garantir a proteção da empresa quanto a problemas de reputação, decorrentes de eventuais irregularidades e mau uso dos recursos.
Você pode realizar o compliance de forma manual, consultando bancos de dados, ou automaticamente, utilizando ferramentas especializadas no tema. No caso da segunda opção, é possível usar tecnologias de background check, que permitem realizar uma varredura completa de organizações e pessoas físicas, obtendo dados sobre sua maturidade institucional e outras informações relevantes, possibilitando uma análise de riscos mais assertiva.
Antes, os repasses de recursos eram diretos; agora, os editais usam ferramentas de compliance para garantir clareza e segurança nos processos seletivos. Com os editais, investidores sociais e órgãos públicos oferecem oportunidades de forma transparente, deixando claros os critérios de escolha e fluxo de solicitações.
O edital, assim, pode se tornar uma importante ferramenta de transparência no relacionamento entre uma empresa e a comunidade. Ou seja, essa prática torna o processo de decisão mais claro, muitas vezes com avaliadores externos, garantindo um olhar técnico e menos pessoal.
Como a Prosas pode ajudar nas práticas de transpârencia?
A Prosas é uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais que foi criada para permitir mais controle e transparência para patrocinadores e investidores sociais, tornando ainda mais acessível a adaptação de todos a essas novas exigências de compliance.
Os processos seletivos de editais pela Prosas contam inclusive com uma ferramenta de compliance integrada – a tecnologia Idwall – trazendo agilidade aos procedimentos e redução de custos, pois ela permite a consulta automatizada as bases de dados mais importantes para uma análise de compliance qualificada.
A Prosas adapta o compliance às necessidades dos clientes, com base em suas demandas, interesses e particularidades. Tudo isso de forma simples e desburocratizada, o que facilita a conexão com os empreendedores sociais que participam dos processos seletivos. A análise personalizada sempre leva em consideração a realidade dos proponentes e o propósito do edital.
A Prosas conta com três grandes módulos:
- Ferramenta de Seleção de Projetos: permite criar um fluxo de recebimento de projetos a partir de formulários personalizados, que podem ser acessados e avaliados por um painel de controle 100% digital. Os(as) envolvidos(as) no processo de avaliação podem ser convidados(as), com diferentes permissões de acesso, para registrarem os seus pareceres e decisões (que ficam salvos na plataforma). Ou seja, caso algum processo precise ser auditado no futuro, todas as avaliações e argumentos de escolha estarão preservadas.
- Ferramenta de Votação Popular: lançada em 2021 pela Prosas, esse módulo permite e facilita o envolvimento do público na seleção das propostas inscritas nos editais. A votação popular intensifica a proximidade entre o método de investimento social com a sociedade, o que confere uma maior transparência e legitimidade ao processo.
- Ferramenta de Monitoramento de Projetos: o investidor social pode acompanhar os projetos apoiados, sejam eles selecionados ou não via Prosas, pela plataforma. Os empreendedores podem registrar evidências da execução dos projetos e os patrocinadores conseguem acompanhar o andamento de cada uma das metas dos projetos. O patrocinador, inclusive, tem autonomia para tornar pública a página com os resultados de cada projeto.
Os programas de compliance continuam se disseminando no setor corporativo e as técnicas estão cada vez mais avançadas. Utilizar ferramentas para garantir o sucesso das ações de conformidade é um caminho prático e seguro que está em crescimento constante entre as políticas de investimento social.
Saiba mais como a Prosas pode conferir mais transparência aos seus processos de patrocínio e doações: Solicite uma demonstração!