Tempo de Leitura: 9 minutos

Introdução

Mapas Culturais e Prosas são plataformas online usadas por organizações públicas de todo o país para realizar editais de seleção de projetos de forma digital.

Elas têm como seus objetivos: tornar a gestão pública mais eficiente e transparente e possibilitar a extração de dados para produção de conhecimento. Tudo isso com ajuda da tecnologia!

Baixe gratuitamente um guia completo para elaboração de Editais sociais e culturais

Um cenário comum, que deu origem a criação de soluções como a Prosas e os Mapas, é que muitas Prefeituras e Secretarias ainda lidam com os problemas dos editais realizados da forma convencional.

Isso significa: propostas enviadas em papel por serviços de correspondência, entregues pessoalmente ou com utilização de sistemas genéricos (como formulários online), não preparados para todo o processo de gestão de um edital.

Esse cenário traz vários problemas para a gestão dos editais de fomento, como:

  • a dificuldade de armazenamento e administração das informações das inscrições;
  • a falta de comunicação direta com os proponentes;
  • a exigência de mais força de trabalho das equipes responsáveis pelos editais, que tendem a ser reduzidas;
  • o acúmulo excessivo de papel com dados das propostas;
  • a dificuldade de acessar os dados e indicadores das inscrições de forma sistematizada, o que poderia ser usados para subsidiar ações e políticas públicas;
  • e muito mais.

A seguir, neste artigo, você conhece mais sobre a Prosas e os Mapas Culturais, soluções que nasceram para contornar as dificuldades na gestão de editais de fomento do setor público.

Confira a seguir: o que são essas plataformas, como eles digitalizam os editais do setor público e quais são suas funcionalidades.

Saiba como promover editais de chamamento público eficientes com ajuda da tecnologia!

Conheça o Mapas Culturais

O Mapas Culturais é um software livre, que pode ser utilizado por Prefeituras, Secretarias e Fundações de Cultura de todo o país para divulgar ações culturais e promover editais de fomento à Cultura

A plataforma foi desenvolvida em 2014 pelo Instituto Tim, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, como uma solução para fortalecer sistemas de cultura de todo o país e consolidar uma base única de indicadores e dados do setor cultural.

O Mapas se tornou o software-base do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) em 2017 e, desde então, vem sendo disponibilizado gratuitamente a todos os estados e municípios integrantes do Sistema Nacional de Cultura.

A plataforma tem cadastrados:

  • mais de 349 mil agentes culturais (artistas, gestores, produtores, grupos e demais trabalhadores da cultura);
  • mais de 42 mil espaços culturais;
  • mais de 1.800 oportunidades.

Como o Mapas Culturais funciona

O Mapas é uma plataforma de uso livre e gratuito, disponibilizada como open source (código aberto). Ou seja, o código desse tipo de ferramenta é aberto para leitura, uso, modificações e atualizações, conforme a necessidade de quem tem interesse em utilizá-la.

Para isso, é necessário que a organização pública interessada conte com uma equipe de desenvolvedores para realizar a implementação da plataforma no servidor local, possíveis correções de bugs e realização de melhorias.

O Mapas tem uma lógica colaborativa:

  • qualquer órgão ou entidade pública de fomento à cultura pode utilizar sua tecnologia (para promover ações, eventos e editais de seleção) e contribuir com melhorias no software (um ponto positivo e que impacta todos os usuários da ferramenta);
  • trabalhadores da cultura e agentes do setor podem participar dos eventos, divulgar informações dos seus projetos e ações. 

Para promover um edital de seleção no Mapas, é necessário que a Secretaria de Cultura ou Prefeitura interessada disponha de uma equipe de desenvolvimento para realizar a configuração da ferramenta e prestar suporte técnico aos usuários quando necessário.

O Mapas pode ser adaptado conforme as necessidades de cada gestão pública, sendo possível:

  • criar formulários personalizados para recebimento de inscrições;
  • definir formatos para preenchimento dos campos dos formulários (link, arquivos, imagens ou texto);
  • avaliar as inscrições recebidas de forma online;
  • atribuir propostas aos pareceristas;
  • visualizar dados dos projetos inscritos.

As possibilidades são variadas, mas dependem da disponibilidade de uma equipe técnica para implementação

Conheça a Prosas

Ao contrário dos Mapas Culturais, a Prosas é uma opção comercializada como serviço (Software como Serviço – SaaS). Isso significa que, para ter acesso ao sistema, é necessário realizar a contratação da empresa.

Entretanto, ao invés de acesso ao código, a organização pública contratante recebe o sistema pronto para o uso, incluindo toda infraestrutura em nuvem e suporte aos usuários da tecnologia.

A Prosas dispensa a necessidade de contratação de uma equipe de desenvolvimento e toda manutenção e suporte é de responsabilidade dela.

A plataforma 100% online é usada por organizações públicas e privadas para realizar editais de seleção e acompanhar a prestação de contas de projetos (culturais, sociais, esportivos e ambientais). 

Confira detalhes sobre a tecnologia da Prosas

A plataforma veio a público em 2015 com o propósito de conectar projetos em busca de financiamento a órgãos públicos e investidores sociais que promovem editais de apoio.

Atualmente, são mais de 175 mil usuários cadastrados na Prosas, entre: trabalhadores da cultura, empreendedores sociais, órgãos de governo, gestores de cultura, OSCs, investidores sociais e outros agentes do setor. 

Ela conta com usuários de todos os estados brasileiros e já foi responsável pela divulgação de mais de 12 mil editais, das mais variadas áreas de atuação. Mais de 1,2 mil desses editais realizaram seus processos de seleção pela tecnologia da Prosas, garantindo o repasse de mais de R$ 1 bilhão a projetos!

A tecnologia é gerenciada por equipes, que prestam suporte técnico especializado aos seus usuários (tanto para as organizações que realizam os editais, quanto para os proponentes dos projetos) e garantem o funcionamento integral da ferramenta, como: manutenções no sistema, reparo de bugs, melhorias constantes na plataforma e implementação de novas funcionalidades

Atualmente, instituições públicas como a Funarte, a Fundação Cultural de Itajaí, a ABDI e a Fundação Catarinense de Cultura usam a Prosas para realizar seus editais de seleção e a prestação de contas dos projetos apoiados.

Confira os impactos da inovação nos processos de seleção dos editais da Funarte

Como a Prosas funciona

A Prosas é uma plataforma Saas (Software como serviço), ou seja, um sistema online que dispensa a instalação de aplicativos para seu funcionamento, armazenamento e gestão de dados

Nesse caso, tudo é feito pelo navegador de internet do computador e todos os dados são armazenados em nuvem: informação dos proponentes, dos projetos, dos processos de avaliação e prestação de contas.

O intuito dessa possibilidade é subsidiar a gestão pública na tomada de decisões a curto e longo prazo, contribuindo para tomada de decisões estratégicas mais assertivas. 

A curto prazo, por exemplo, é possível optar por prorrogar a data de inscrições caso haja essa demanda por parte dos proponentes.

Já a longo prazo, é possível coletar informações de demografia, perfil e de áreas de atuação, que podem ser usadas pelos gestores para direcionar melhor os recursos e entender as demandas de cada região.

Confira algumas das funcionalidades da Prosas:

A Prosas conta com duas ferramentas integradas, responsáveis por digitalizar toda a gestão dos editais: a Ferramenta de Seleção e a Ferramenta de Prestação de Contas

Solicite uma demonstração gratuita da ferramenta!

Ferramenta de Seleção: 

Permite a realização de todo o processo de seleção de editais: do recebimento de inscrições até a avaliação das propostas de projetos. 

Com ela, é possível:

  • criar formulários de inscrição personalizados;
  • receber arquivos dos mais variados formatos (imagem, PDFs, links de vídeos e outros arquivos); 
  • receber milhares de inscrições simultâneas;
  • realizar o compliance dos proponentes dos projetos;
  • gerenciar e visualizar os dados das inscrições em um painel virtual;
  • realizar a avaliação dos projetos, com atribuição de pontuações automáticas para diferentes pesos;
  • distribuir propostas para pareceristas analisarem;
  • receber e avaliar recursos enviados pelos proponentes;
  • exportar dados das inscrições;
  • divulgar resultados.

Ferramenta de Prestação de Contas

A Ferramenta de Prestação de Contas permite que gestores públicos e investidores sociais acompanhem a execução dos projetos apoiados de forma digital. 

Com ela, é possível: 

  • ter acesso em tempo real a execução financeira dos projetos;
  • receber atualizações e evidências que demonstrem o cumprimento do objeto dos projetos;
  • acompanhar todos os eventos dos projetos em um calendário organizado;
  • entrar em contato com os proponentes de forma centralizada em um único sistema;
  • exportar os dados para consolidação da prestação de contas;
  • gerar gráficos com os dados dos projetos monitorados;
  • e muito mais.

As ferramentas de Seleção e de Prestação de Contas passam por atualizações constantes para atender demandas dos seus usuários, que podem indicar melhorias e correções de bugs diretamente para a Equipe da Prosas.

Fale com um especialista sobre como usar a Prosas nos editais da sua organização

Principais considerações

Prosas e Mapas Culturais têm anos de experiência na área e tecnologias robustas para digitalização de editais de fomento à cultura, e algumas considerações devem ser feitas antes de escolher a melhor opção.

Se sua organização dispõe de equipe de tecnologia capacitada para instalação e manutenção de um aplicativo em software livre e está em busca de uma ferramenta gratuita,, o Mapas poderá ser uma boa opção. Nesse caso, sua organização também precisará se organizar para dar suporte aos usuários. 

Mas caso a infraestrutura e o atendimento sejam também um desafio para sua organização, a contratação da Prosas como um serviço completo, incluindo as licenças de uso, infraestrutura escalável e atendimento ao usuário, pode ser mais adequada.

Em relação a custos, será necessário comparar o valor da equipe de tecnologia que ficará responsável pela solução, o valor aplicado na infraestrutura própria para hospedagem do Mapas e equipe de suporte com o valor necessário para contratação das licenças de uso da Prosas. 

Em tempos de alta demanda como para operacionalização das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, vale a pena considerar se as equipe enxutas terão tempo para cuidar da estratégia da operacionalização e também das atividades para garantir a disponibilidade e adequado funcionamento de uma plataforma. 

Comparação entre as funcionalidades da Prosas e dos Mapas Culturais

É importante se questionar sobre qual tecnologia atende melhor a necessidade da gestão do seu município e também dos proponentes dos projetos que irão se inscrever nos editais.