Tempo de Leitura: 6 minutos

O investimento social já vem crescendo há alguns anos e, com a pandemia, o aumento de doações se intensificou, graças, entre outros motivos, aos esforços das empresas e organizações para combater os efeitos negativos da crise sanitária. Esse cenário significou um aumento das demandas sociais para que as empresas comecem a fazer investimento social ou para que estruturem cada vez melhor seus processos de investimento social a partir das primeiras iniciativas de doação que surgiram no âmbito da Covid-19. 

Com essa realidade, adaptações foram necessárias nas práticas de compliance – fator importante na garantia de transparência aos processos de investimento social – devido ao cenário de doações em caráter emergencial, para que fosse possível efetivar os repasses sem impactar na performance corporativa dos investidores. 

Neste artigo, vamos explicar o que é o compliance e como ele pode conferir mais clareza aos processos de doações e patrocínios. Ainda, traremos uma alternativa tecnológica para a realização do compliance de forma rápida e facilitada e também como os editais se beneficiam dessa prática. 

Qual a importância do compliance? 

As exigências por melhorias nos processos de governança no ambiente empresarial demandam cada vez mais mecanismos que tragam clareza, segurança e, consecutivamente, agreguem idoneidade aos procedimentos adotados, por exemplo, de repasses financeiros a organizações e/ou projetos sociais. 

Entre os objetivos que mais orientam as estratégias de comunicação dos investidores sociais se destacam: dar visibilidade às iniciativas (92%), sensibilizar para causas (87%) e garantir maior transparência às iniciativas (83%).
Fonte: Censo Gife 2020
 

Um desses mecanismos é o Compliance – termo em inglês derivado do verbo “to comply”, ou cumprir -, responsável por averiguar se as organizações atuam em conformidade com a legislação. As ações de compliance envolvem práticas de conscientização dos envolvidos quanto às regras a serem cumpridas e às boas práticas corporativas que devem ser observadas, assim como investigações sobre potenciais violações das políticas empresariais, por meio da checagem da regularidade fiscal, trabalhista, entre outras, de uma determinada pessoa física ou jurídica com quem se pretende estabelecer uma parceria. 

A partir do compliance, os investidores sociais conseguem mostrar sua integridade e pautar suas relações com os stakeholders e beneficiários na confiança. Essas atitudes abrangem todas as áreas das corporações, inclusive aquelas que tradicionalmente cuidam de processos de patrocínios e doações. 

Por esses motivos, mais do que nunca, estamos vivendo em tempos de grande relevância do tema compliance dentro das corporações. 

Doações, patrocínios e compliance: como essas práticas se relacionam? 

A transparência e o controle são dois dos aspectos mais importantes de um programa de compliance. Antes, os processos de patrocínio e doações eram realizados de maneira informal e sem procedimentos de controle e registro. Mas, com o passar do tempo, aconteceram transformações necessárias para minimizar as falhas nos processos de destinação de recursos. 

Uma das principais mudanças, observadas com a inserção de programas de compliance nas empresas e organizações, é o aumento da rigorosidade dos investidores sociais quanto aos documentos solicitados aos proponentes – não só a documentação da pessoa jurídica, mas também dos representantes legais e dirigentes das organizações. Esse procedimento é necessário para garantir a proteção da empresa quanto a problemas de reputação, decorrentes de eventuais irregularidades e mau uso dos recursos. 

O compliance pode ser realizado de forma manual, com consulta em bancos de dados, ou automaticamente, com o uso de ferramentas especializadas no tema. No caso da segunda opção, existe a possibilidade de uso de tecnologias de background check que permitem realizar a varredura completa de organizações e pessoas físicas, obtendo-se dados sobre sua maturidade institucional e demais informações sobre essas entidades, possibilitando a realização de uma análise de riscos mais assertiva. 

Os repasses de recursos, que antes eram feitos de forma direta, agora abrem espaço para os editais, que estão se beneficiando positivamente de ferramentas de compliance para garantir clareza e segurança nos processos seletivos. Com os editais, os investidores sociais e órgãos públicos passam a oferecer oportunidades para a sociedade de maneira mais transparente e imparcial, deixando claro quais os critérios de escolha e o fluxo de solicitações de patrocínio. 

O edital pode ser uma importante ferramenta de transparência no relacionamento entre uma empresa e a comunidade. Além de deixar mais claro como o processo de tomada de decisão é realizado, essa prática, muitas vezes, é acompanhada de avaliadores externos que dão um olhar mais técnico e menos pessoal. 

Como a Prosas pode ajudar nas práticas de compliance 

A Prosas é uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais que foi criada para permitir mais controle e transparência para patrocinadores e investidores sociais, tornando ainda mais acessível a adaptação de todos a essas novas exigências de compliance. 

Os processos seletivos de editais pela Prosas contam inclusive com uma ferramenta de compliance integrada – a tecnologia Idwall – trazendo agilidade aos procedimentos e redução de custos, pois ela permite a consulta automatizada as bases de dados mais importantes para uma análise de compliance qualificada. 

Clique aqui e converse com um de nossos especialistas 

O compliance na Prosas é adaptado às necessidades dos clientes, tendo como base suas demandas, interesses e particularidades. Tudo isso de forma simples e desburocratizada, o que facilita a conexão com os empreendedores sociais que participam dos processos seletivos. A realidade em que os proponentes estão inseridos e o propósito do edital são sempre levados em consideração, sendo realizada uma análise personalizada. 

A Prosas conta com três grandes módulos: 

  • Ferramenta de Seleção de Projetos: permite criar um fluxo de recebimento de projetos a partir de formulários personalizados, que podem ser acessados e avaliados por um painel de controle 100% digital. Os(as) envolvidos(as) no processo de avaliação podem ser convidados(as), com diferentes permissões de acesso, para registrarem os seus pareceres e decisões (que ficam salvos na plataforma). Ou seja, caso algum processo precise ser auditado no futuro, todas as avaliações e argumentos de escolha estarão preservadas.
  • Ferramenta de Votação Popular: lançada em 2021 pela Prosas, esse módulo permite e facilita o envolvimento do público na seleção das propostas inscritas nos editais. A votação popular intensifica a proximidade entre o método de investimento social com a sociedade, o que confere uma maior transparência e legitimidade ao processo.
  • Ferramenta de Monitoramento de Projetos: os projetos apoiados pelo investidor social, sejam eles selecionados ou não via Prosas, podem ser acompanhados pela plataforma. Os empreendedores podem registrar evidências da execução dos projetos e os patrocinadores conseguem acompanhar o andamento de cada uma das metas dos projetos. O patrocinador, inclusive, tem autonomia para tornar pública a página com os resultados de cada projeto.

A Prosas é uma tecnologia confiável para a seleção e o monitoramento de iniciativas de impacto social, oferecendo uma plataforma que garante transparência e confiabilidade para processos de patrocínios e doações.  

Os programas de compliance continuam se disseminando no setor corporativo e as técnicas estão cada vez mais avançadas. Utilizar ferramentas para garantir o sucesso das ações de conformidade é um caminho prático e seguro que está em crescimento constante entre as políticas de investimento social. 

Saiba mais como a Prosas pode conferir mais transparência aos seus processos de patrocínio e doações: Solicite uma demonstração! 

Revisão: Gabriela Lamb – Analista de Investimento Social